A Inteligência Competitiva (ou IC) é uma espécie de ação executada por empresas que querem utilizar todas as informações possíveis sobre o mercado em que a companhia atua. Isso inclui fornecedores, empresas concorrentes e, claro, clientes.
Com o colhimento e estudo de dados e informações do mercado, o time de marketing e vendas da empresa passa a ter mais poder em cima das suas estratégias e compreende melhor o que pode ser melhorado.
Podemos dizer que a Inteligência Competitiva é um mapa que indica toda a estratégia de uma empresa, direcionando seus gestores ao longo do caminho com mais segurança. A seguir, falaremos mais sobre a importância dessa estratégia e como aplicá-la em seu negócio.
A importância da Inteligência Competitiva
A Inteligência Competitiva aplicada em empresas colabora para o surgimento de insights e estratégias de marketing muito mais otimizadas e focadas em um público qualificado.
Pelo fato de consistir em monitoração e estudo de dados, a IC faz com que a empresa aumente a competitividade de mercado. Mas como? Pelo simples fato de que essas informações são tão importantes que diminuem o risco de empresas investirem em estratégias erradas e não terem surpresa ruim.
Essas informações são capazes de rastrear negócios concorrentes permitindo que sejam estudadas as estratégias deles, assim como prever comportamento do público-alvo e identificar os melhores lugares para abrir uma segunda filial da empresa, por exemplo.
Inteligência Competitiva = estratégias adaptadas
Quando uma estratégia não dá o retorno desejado, é preciso parar, voltar alguns passos e entender o que foi que deu errado. Para isso, é necessário analisar os dados que foram usados como base para essa estratégia.
Com a Inteligência Competitiva, a empresa passa a ter informações completas para adaptar estratégias e extrair o melhor potencial do time de vendas.
Como aplicar a IC no seu negócio
A Inteligência Competitiva não pode ser feita apenas com pesquisas comuns de mercado. Essa é uma área especializada e aprofundada que precisa que a empresa adote ferramentas e profissionais capazes de trabalhar com ferramentas de análise de dados. Afinal, será um volume muito alto de dados e cada um direcionado para lojas, perfis de clientes e regiões geográficas diferentes para serem gerenciados.
Mas como, afinal, colher essas informações cruciais para ser uma empresa campeã em IC? Basicamente ela se divide em 4 etapas:
- identificação das necessidades do negócio;
- criação da base de dados;
- coleta de dados;
- análise das informações;
- distribuição das análises e relatórios.
Saiba mais sobre quais ferramentas e passos dar a seguir.
Use Big Data
O Big Data é fundamental para obter informações fundamentais que vão ajudar na tomada das melhores decisões. As ferramentas de Big Data funcionam como um banco de dados que coleta, cruza e analisa informações de clientes, mercado e empresas concorrentes.
Implemente a cultura do data driven
A cultura do data driven tem o objetivo de peneirar todos os dados que a empresa vai coletar e deixar apenas os que trarão informações relevantes para a tomada de decisão.
É preciso que a equipe tenha uma visão exata e bastante analítica para essa função ou que a empresa adote plataformas capazes de fornecer esses relatórios.
Faça a análise Benchmark
A análise benchmark é bastante utilizada no mundo dos negócios é essencial na IC, afinal, se trata do acompanhamento de concorrentes.
O objetivo é simples: saber o que a concorrência está fazendo e, após análise, decidir quais práticas sua própria empresa pode melhorar e quais não fazer depois de ver que a concorrência fez e não deu certo.
Converse com sua equipe
Depois de adotar ferramentas, mudar a cultura e coletar tantos dados importantes, é preciso sentar e conversar com a equipe para apresentar os insights e até receber novos.
A Inteligência Competitiva é uma estratégia que pode ser aplicada em todas as escalas de uma empresa, além de marketing e vendas. Por isso, faça de tudo para que seu time absorva todas essas informações ricas e consigam aplicar em ações segmentadas .
O uso de ferramentas de geomarketing
Outra ferramenta fundamental para a coleta de dados e aplicação da Inteligência Competitiva na sua empresa é a plataforma de geolocalização. Ela é capaz de dar informações completas sobre o consumo da população de um local, renda, quais concorrentes atuam na região e muito mais.
Com ela, a escolha consciente sobre quais ações de marketing tomar se tornam frequentes. Como consequência, o crescimento do seu negócio fica nas mãos de estratégias criadas a partir de relatórios feitos por ferramentas tecnológicas.
O Economapas é um ótimo exemplo de ferramenta que permite a compreensão do mercado e ajuda na ampliação de estratégias focadas na competitividade. Não deixe de conhecer a plataforma do Economapas e passe a dominar o mercado com tecnologia!