Segmentação geográfica: como aumentar as vendas com a geolocalização

Hoje existem muitas ações para ampliar as vendas no varejo e comércio de um modo geral. Mas o que realmente vai ajudar o empreendedor que quer impulsionar seu lucro é, antes de mais nada, o entendimento do mercado, principalmente para startups e pequenas empresas.

Nesse sentido, o uso de estratégias de segmentação geográfica pode ser determinante para alcançar o resultado esperado.

Para ajudá-lo nessa tarefa, criamos um conteúdo focado em como aumentar as vendas do seu negócio por meio do Geomarketing. Aqui, você vai entender o significado de geolocalização e aprender a implementá-lo de forma prática. Confira!

Qual o significado de geolocalização e como o geomarketing é útil para impulsionar vendas?

Para entender a importância do geomarketing e, descobrir de uma vez por todas o significado de geolocalização, continue conosco e descubra.

A geolocalização nada mais é do que um recurso tecnológico que determina a localização geográfica das pessoas, seja por meio de GPS, Wi-Fi ou radiofrequência. Com base nessa informação inicial, é possível planejar a abertura ou expansão de um ponto comercial, assim como delimitar o perfil de um público e potenciais clientes, criando ações mais assertivas por meio da segmentação geográfica.

Vantagens da geolocalização e do geomarketing para aumentas as vendas

A geolocalização tem um impacto bem positivo nas estratégias de marketing de uma empresa. É justamente dessa junção é que nasce o geomarketing, o uso da segmentação geográfica com o objetivo de alcançá-las da forma certa e, consequentemente, vender mais.

Mas como isso acontece?

É simples! Quando se sabe onde seus potenciais clientes estão e como eles se comportam, é possível segmentar as ações da sua empresa e diminuir a dispersão dos esforços de marketing. Principalmente para startups, que estão no começo da sua jornada e precisam garantir retorno do investimento

Pequenas empresas que estão no começo da sua jornada comercial frequentemente encaram o desafio de traçar perfis, aproveitar melhores oportunidades de vendas e saber qual é a melhor forma de usar essas informações. E é nesse ponto que o geomarketing atua: como um GPS de vendas para sua empresa, usando a segmentação geográfica como diferencial competitivo do negócio.

Por que adotar a geolocalização e o geomarketing na sua startup?

Toda empresa pequena ou nova no mercado pode tirar grandes vantagens implementando estratégias baseadas na geolocalização. Começando pelo baixo custo, afinal, utilizar a segmentação geográfica para as pessoas certas vai evitar prejuízos que poderiam acontecer em caso de ações mal direcionadas.

A segmentação geográfica ajuda a coletar e analisar informações de acordo com a localização física das pessoas.

Além de tudo, essa ferramenta proporciona:

  • conhecimento de público: ações de marketing mais segmentadas tendem a trazer mais vendas. E outro grande benefício da geolocalização é justamente esse: traçar o melhor perfil de público-alvo e entender como eles estão se comportando no momento;
  • atração de novos clientes: saber como o público se comporta no assunto compras vai direcionar melhor a empresa a combinar métodos de comunicação diferentes. Por exemplo, saber se as pessoas pararam de comprar determinado tipo de produto em lojas físicas e migraram para o e-commerce.

Como aumentar as vendas com o geomarketing?

Agora que você já sabe o que é a geolocalização e como o recurso pode ajudar sua empresa a criar estratégias de geomarketing, chegou a hora de ir para a prática. O que fazer com todos os dados coletados? É o que vamos responder a seguir.

Trace sua persona

A persona é aquele cliente ideal da sua empresa. É nela que todas as suas estratégias de comunicação vão se direcionar. Para não deixar nenhuma ponta solta na criação dela, você pode utilizar as seguintes informações fornecidas por softwares de geolocalização:

  • perfil socioeconômico;
  • idade, sexo e profissão;
  • comportamento e estilo de vida;
  • dados geográficos de vendas integrada aos fatores socioeconômicos.

Personalize seu site

que a maioria do seu atual público. Oferecer uma outra experiência, ou até mesmo pop-ups de boas vindas, é interessante.

E não apenas isso, outra possibilidade é também oferecer anúncios voltados para essa localização diferente. Caso seu negócio seja um e-commerce e esteja com promoção para frete grátis para o Rio de Janeiro, evite mostrar o benefício para quem não é da cidade.

Implemente incentivos por check-ins

Indicado para empresas físicas, essa dica de como aumentar as vendas consiste em oferecer benefícios aos clientes toda vez que eles realizarem o check in no seu negócio (seja um ponto de venda ou restaurante). Eles podem ser cupons, acesso gratuito ao wi fi e descontos em compras.

Otimize a logística

E-commerces ou empresas de delivery devem ter uma boa logística, mas também lojas físicas que trabalham com estoque. Seja qual for o seu caso, é indicado cruzar dados dos clientes de uma região a promoções e prazos menores de entrega de acordo com a complexidade da logística.

Isso evita atrasos de prazo estipulados para entrega e também desfalque no estoque de produtos.

Descubra como é possível aumentar as vendas com a ajuda da Economapas!

Agora que você já sabe o significado de geolocalização e sabe o potencial do geomarketing na criação de segmentações geográficas, precisa conheça os recursos que a Economapas pode te oferecer com um software que vai dar todas as informações necessárias para colocar nossas dicas em prática, como:

  • estimativa de consumo: panorama completo do potencial de consumo por classe social;
  • mapas de calor;
  • análise de ponto de comercial;
  • diversos outros indicadores personalizados para que a empresa avalie seu desempenho.

Aumente agora sua vantagem competitiva e acelere suas vendas! Conheça melhor os recursos da Nology!