O varejo é um segmento em constante crescimento. Mesmo em meio a crises econômicas, as formas de atuação continuam acompanhando a mudança de comportamento do consumidor. Mas, de fato, o que é varejo? Será que o seu negócio está a par de tudo isso e aproveitando o real potencial do marketing de varejo para gerar leads qualificados e aumentar suas vendas?
Neste artigo, você vai compreender o que é essa estratégia e como aplicá-la em conjunto a Nology Acompanhe!
O que é marketing de varejo?
O marketing de varejo nada mais é do que um conjunto de estratégias já conhecidas no marketing geral, só que voltadas para o mercado varejista. Ou seja, é quando a empresa traça ações com o objetivo de encontrar clientes, alcançá-los, compreender suas vontades e necessidades e, com isso, gerar leads qualificados para o seu negócio.
Tudo é baseado na aplicação de estratégias que façam sentido para o público-alvo e que possam colaborar para um bom volume de vendas e crescimento da empresa dentro do seu segmento.
Como falamos, é uma tática que segue princípios do marketing. Logo, dentro dela está o princípio dos 4 Ps, que significa:
- produto: as características do que a empresa está vendendo;
- preço: o valor que você vende e quanto os clientes estão dispostos a pagar;
- Praça: qual é o seu ponto de venda, ponto comercial e também tem um papel importante na definição e alcance do público-alvo;
- promoção: a maneira com que a empresa promove o produto e se apresenta para o mercado, a fim de gerar leads qualificados e efetivar vendas.
A definição, análise e melhora contínua desses pilares são o que fazem uma estratégia eficaz de marketing para varejo.
Como aplicar o marketing de varejo com recursos da geolocalização e geomarketing
Aqui no blog do Economapas já falamos bastante sobre geolocalização e geomarketing. Para o varejo, esses recursos são fundamentais porque oferecem informações de consumo, população, renda, mercado e empresas concorrentes, dados essenciais para que o marketing de varejo atue com êxito na geração de leads qualificados.
O Economapas, por exemplo, fornece tudo o que o varejista precisa para escolher e viabilizar o melhor ponto comercial e também para:
- gerir de maneira mais eficiente os territórios da rede própria ou de franqueados;
- Intensificar a geração de leads B2B qualificados para, assim, expandir seus canais de vendas e aumentar parcerias;
- desenvolver uma estratégia de marketing conforme o perfil de consumo do local em que a empresa atua.
Tudo isso é feito pela nossa coleta de informações complexas baseadas na geolocalização, grande aliada de empresas do varejo e de outros segmentos. O objetivo é só um: melhorar a definição de estratégias de marketing conforme o perfil socioeconômico e de consumo local.
Trabalhe com o Economapas e gere mais leads qualificados no varejo
Agora que você já sabe o que é marketing de varejo, certamente entendeu que os recursos de geolocalização oferecidos pela ferramenta Economapas são essenciais para uma melhor segmentação de clientes e mercado e, consequentemente, estratégia de marketing de varejo.
A grande vantagem é a criação de ações mais personalizadas para o seu negócio, aumentando as chances de conversão e maior geração de leads qualificados.
Você quer ter informações preciosas para analisar e escolher a melhor localização e estratégias de marketing de varejo para seu comércio? Fale com a Nology!