Indicadores de performance para utilizar no seu empreendimento

Os indicadores de performance são importantes para o empreendedor entender a resposta do público-alvo perante o serviço ou produto que está oferecendo. Além disso, analisar esses KPIs também permite a identificação de pontos de melhoria no seu negócio. Veja, neste artigo, os principais indicadores para ficar atento!

Follow up

O follow up é um indicador bem importante para a gestão de processos, principalmente em meio ao varejo. Isso porque a monitoração das vendas e entregas de produto é o que vai certificar como está o processo de vendas da sua empresa e de que maneira os clientes estão recebendo ele.

Ao contrário do que se pensa, o follow não se trata de ligações insistentes para os clientes. Isso pode ser feito por meio de programas de rastreamento e pesquisas de satisfação por e-mail.

Índice de recompra

O índice de recompra é um indicador de performance  que só pode ser analisado se houver um cadastro da sua base de clientes, geralmente feito no momento do pagamento da compra, seja online ou física.

Dessa forma, quando o cliente fizer uma nova compra, você poderá identificar esse percentual assim como a periodicidade dela.

Mas esse indicador não é importante apenas para avaliar se o público está satisfeito com a compra e por isso retornou ao seu negócio. Com as informações dos produtos ou serviços adquiridos, é possível traçar um perfil de consumo do cliente e criar promoções personalizadas.

Margem de lucro

O mais importante dos indicadores de performance, a margem de lucro é o que vai informar se o seu negócio está dando o retorno esperado. É o resultado da diferença entre o faturamento obtido e os custos de venda. A base para cálculo é:  receitas – custos – lucro bruto.

Ticket médio

O ticket médio vai apontar o valor dos pedidos dos seus clientes. Ou seja, quanto maior, mais eles estão gastando. Essa informação pode ser obtida pela divisão do faturamento pelo número de vendas em determinado período.

Vamos supor que uma empresa de varejo faturou R$ 40.000 ao longo do mês de janeiro e fez 20 vendas. O ticket médio será R$ 2.000,00.

Como melhorar os indicadores de performance do seu negócio

Se depois de avaliar os indicadores de performance e notar que os clientes estão insatisfeitos, não voltam a comprar na sua empresa e tem um baixo nível de satisfação, é indicado reavaliar alguns pontos importantes como:

  • produto: tenha certeza de que o produto que você está vendendo realmente soluciona as dores do seu público-alvo. Essa análise pode gerar insights para inovação e adaptação de serviços;
  • preço: o preço dos seus serviços ou produtos está alinhado com a renda média do público-alvo? Se você não sabe isso, é hora de fazer uma pesquisa de mercado e perfil do público;
  • praça: se for um negócio físico, é preciso ter a certeza de que o ponto comercial realmente está próximo do público-alvo. Já para negócios online, o raio de entrega, por exemplo, também precisa incluir regiões onde os seus clientes estão.

Essas informações podem ser obtidas por meio de pesquisas de mercado e também pela adoção de plataformas de geolocalização, como o Economapas: um software que oferece informações geolocalizadas de população, renda, consumo, empresas e mercados em 5.565 cidades do Brasil.

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