O mercado varejista está passando por momentos desafiadores devido à pandemia e é nessa hora que para vender mais (ou continuar vendendo) é preciso adotar algumas estratégias. Neste artigo vamos passar as principais dicas para você fazer isso acontecer.
Escolha o melhor ponto comercial
Quando falamos em mercado varejista o ponto de vendas é um dos principais pilares. Por isso, para vender, a dica é escolher um ponto de fácil acesso para seu público-alvo e, essencialmente, na região onde esses compradores se encontram.
O ponto comercial ideal é aquele que, além de um bom fluxo de passantes, tenha também uma estrutura para que a disposição dos produtos seja feita de forma atrativa e também tenha espaço para estoque, caso necessário. Além disso, para saber se é naquele local onde estão seus clientes é preciso conhecer muito bem o perfil do seu consumidor.
Conheça o seu cliente
O mapeamento de público consiste em apurar dados como fonte de renda, idade e hábitos de consumo.
Não importa qual seja o tamanho do negócio, saber isso é o que vai facilitar não só a escolha do ponto comercial, como também a se comunicar melhor com esses clientes, encontrar melhores fornecedores e, consequentemente, vender mais.
Conheça o mercado e que está atuando
O mercado varejista muda constantemente de acordo com as novas tendências de consumo do público. São novos estilos de roupas, novos produtos alimentares, novos pratos gastronômicos…Então, além de ficar de olho nessas mudanças, é preciso saber o que a concorrência está fazendo.
Isso é o que chamamos de inteligência competitiva: entender o que outras empresas do ramo estão fazendo, onde elas estão atuando e que estratégias estão adotando. Dessa forma, você poderá avaliar os preços de produtos e outros pontos do seu comércio.
Esteja preparado para rever preços e fazer alterações no seu portfólio de produtos para se manter competitivo.
Preste atenção no estoque e logística
Se o seu ponto comercial ou site de vendas anuncia um produto que está fora de estoque, além de gerar frustração no cliente, você estará levando ele diretamente para os seus concorrentes e perdendo não só essa venda mas também as futuras.
Para evitar essa situação, é importante monitorar o estoque e a demanda dos produtos de perto.
Outro ponto para ficar atento é a necessidade de centros de distribuição. Principalmente se o negócio for uma franquia ou o empreendedor estiver considerando a abertura de uma nova unidade. Assim, a logística nas entregas (para e-commerces) e também reposição de estoque se torna muito mais otimizada.
Saiba como a geolocalização atua a favor do mercado varejista
Você sabe o que é geolocalização? Esse é o serviço oferecido pelo Economapas! Dentre as vantagens desse software de geolocalização, podemos destacar:
- entendimento aprofundado do seu público-alvo;
- menor risco na abertura do ponto comercial ideal;
- estratégias de comunica;
- gestão mais eficiente de territórios;
- obtenção de leads B2B para expansão;
Conheça melhor os recursos da Nology e tenha total suporte para atuar no mercado varejista!