Se você é dono de um empreendimento, já deve saber que abrir, gerenciar ou fazer a empresa crescer às cegas, sem estudo e preparação, é muito desafiador. É então que entra a importância da pesquisa de mercado. Para te ajudar, neste artigo, você poderá entender melhor essa estratégia!
O que é a pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado é um estudo para medir não só a satisfação dos atuais consumidores do seu produto ou serviço, como também para avaliar informações sobre outras empresas concorrentes e o cenário atual do segmento do seu negócio. De forma geral, ela pode ser dividida entre quantitativa e qualitativa.
A quantitativa é aquela pesquisa mais abrangente, voltada para estatísticas sobre a opinião do público sobre seu produto, o quanto ele é consumido (demanda) e nível de satisfação.
Já qualitativa é um pouco mais subjetiva, pois envolve interesses das pessoas, motivações e entender o motivo que as fazem procurar por um serviço como o seu.
A importância da pesquisa de mercado para seu negócio
A importância da pesquisa de mercado está no melhor conhecimento do seu público e do mercado de atuação da sua empresa. Com dados e uma análise eficaz, é possível tomar decisões precisas e diminuir os riscos na hora de expandir o negócio, aprimorar ou criar novas vertentes do produto, etc.
Ou seja, podemos apontar como partes da importância da pesquisa de mercado o seguinte:
- melhor avaliação da viabilidade de negócio;
- capacidade de criar e implementar novas estratégias de campanhas ou novos produtos;
- planejamento de expansão mais seguro e, assim, ser capaz de explorar novos nichos de mercado e atuar em mais segmentos;
- conhecer novas estratégias e processos de comunicação interna e externas;
- ter uma atuação mais competitiva no mercado por meio de um melhor entendimento dos concorrentes;
- capacidade de dimensionar melhor o mercado e, assim, estimar o segmento mais lucrativo e aderir a tendências à frente dos concorrentes.
Como fazer uma pesquisa de mercado eficaz?
Para obter todos os benefícios de uma pesquisa de mercado, é indicado não apenas colher os dados certos, mas também fazer isso do modo certo e ter o know how para interpretá-las.
Por isso, é importante começar pelos seguintes passos:
- definição do problema: tenha claro o que a empresa quer e precisa saber. A melhor maneira de definir isso é se questionar o que está impedindo o empreendimento de tomar algumas decisões para crescer e lucrar mais;
- liste que tipos de informações são importantes para chegar a uma conclusão. Caso for coletar dados de plataformas de estudo de mercado, opte pela mais completa;
- vá além. Estudar o mercado em que a sua empresa atua pode ser muito mais do que a análise de respostas em pesquisas por questionários, por exemplo.
Muitas plataformas de geolocalização por meio de recursos Big Data utilizam métodos tecnológicos e estatísticos que transformam dados demográficos, socioeconômicos e de mercado em informações extremamente relevantes. O que pode ser pertinente para as estratégias da sua empresa.
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