Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Planejamento empresarial – uma estratégia para sua empresa crescer

O planejamento empresarial é uma estratégia que ajuda na definição das metas de crescimento de um negócio. É por meio dele que todas as oportunidades são analisadas e a empresa pode tomar decisões mais assertivas.

Neste artigo, você conhecerá mais sobre o assunto e também vai descobrir como o Economapas é uma ferramenta essencial para a elaboração desse plano.

Qual é a importância de desenvolver um planejamento empresarial?

A criação de uma estratégia empresarial leva grandes vantagens para qualquer negócio. O primeiro que podemos citar é a economia de tempo hábil e investimento financeiro, isso porque, ao seguir um plano e criar uma estratégia, as chances de tomar decisões erradas são diminuídas significativamente.

O planejamento leva, consequentemente, a uma gestão mais eficaz, afinal, gera maior previsibilidade sobre o caminho que o negócio está tomando. Dessa forma, o gestor tem mais embasamento para tomar decisões.

Um gestor em uma empresa sem planejamento dificilmente conseguirá alcançar seus objetivos organizacionais. Ou seja, é preciso saber onde a performance da companhia está, onde quer chegar e com base em que conseguirá chegar no seu objetivo em um mercado competitivo cheio de mudanças recorrentes.

O uso de ferramentas como apoio fundamental no planejamento da sua empresa

Muitos encaram métodos organizacionais, de análise e estratégia empresarial, como ferramentas. De fato, elas dão apoio em um processo tão importante que é a elaboração de um planejamento empresarial.

Como exemplo dessas metodologias podemos citar:

  • matriz BCG: desenvolvida para analisar a carteira de produtos e serviços que sua empresa oferece. O objetivo é determinar quais ações tomar em relação a cada serviço ou produto;
  • forças de Porter: avalia e analisa todo o cenário externo em que a empresa se insere. As forças se referem ao poder de negociação da empresa, ameaça de produtos substitutos, rivalidade entre concorrentes e poder de negociação dos clientes;
  • análise SWOT: consiste em analisar os pontos S (Strenght/Força da sua empresa em relação aos concorrentes), W (Weakness/Fraqueza, pontos negativos), O (Opportunities/Oportunidades de possíveis negócios) e T (Threats/Ameaças externas no seu segmento de atuação).

Além desses e outros métodos de análise para efetuar um planejamento empresarial, softwares também trabalham em conjunto. O Economapas fornece uma plataforma com informações precisas e profundas necessárias para fazer qualquer análise e criar um planejamento empresarial.

Como o Economapas trabalha para um planejamento empresarial mais assertivo

O Economapas é uma plataforma de geolocalização essencial para dar o direcionamento correto para os negócios em diversas áreas, como expansão, marketing e comercial.

Tudo isso porque ele promove dados de mercado atualizados extremamente importantes para a estratégia comercial, permitindo que você entenda o que precisa ser corrigido e aprimorado, tudo com base nos próprios dados e nos do mercado.

É dessa forma que o Economapas permite que empresas tenham um planejamento estratégico sem depender da subjetividade do mercado. Além disso, a ferramenta ainda presta suporte ao planejamento financeiro, tático e operacional.

O Economapas ajuda no crescimento da sua empresa

O Economapas foi inicialmente criado a partir de insights e experiência vindos do serviço de consultorias voltadas para negócios no ramo da construção civil, quando o CEO e Co-Fundador Gustavo Furtado percebeu que poderia criar um software onde todo o processo de análise poderia ser feito de forma mais automatizada e confiável.

O principal objetivo é ajudar os negócios a prosperarem, de forma mais acelerada, por meio da inteligência de dados. A partir disso, a empresa pode entender padrões que trazem melhorias para diversas áreas do negócio, como:

  • aumento das vendas por geração de leads mais baratos e qualificados;
  • redução de custo e tempo de vendas por otimização do tempo da equipe comercial;
  • maior retorno dos investimentos de marketing devido a campanhas geolocalizadas assertivas;
  • redução de risco, custo e tempo no processo de expansão de negócio ou lojas;
  • aumento do faturamento das regiões e locais escolhidos para futuros negócios;
  • melhora da inteligência de mercado e monitoração de concorrência.

Além disso, quando falamos em planejamento empresarial focado na expansão do negócio, o Economapas fornece um panorama completo do potencial de consumo por região e classe social, organizados em diversas categorias. Isso é feito por meio de mapas de calor, análise de ponto e outros indicadores personalizados para sua empresa.

A elaboração do planejamento empresarial estratégico

A criação de um planejamento empresarial estratégico se baseia em alguns pilares. Em cada um deles, metodologias, ferramentas e o software do Economapas tornarão essa elaboração muito mais simples. Veja só:

  1. aprendizado baseado na concorrência: invista no benchmarking, observando o que outras empresas do seu ramo estão fazendo;
  2. análise de mercado: outra etapa importante, pois diz quais são os produtos e serviços que a empresa precisa focar — tudo baseado no perfil do seu público-alvo e como ele deverá ser abordado;
  3. definição de objetivos: um plano não é um plano sem um objetivo, mas saiba que é preciso traçar metas tangíveis baseadas na realidade em que sua empresa se encontra no momento;
  4. estabelecimento do plano operacional: é o momento de desenvolver como a empresa irá chegar no objetivo.
  5. planejamento financeiro: o planejamento empresarial precisa estar alinhado com as finanças da empresa, por isso, é preciso saber o quanto poderá investir para que o negócio atinja as metas;
  6. avaliação do plano em detalhes antes de colocar tudo em prática.

Você já sabe como o planejamento empresarial é fundamental para o crescimento da sua empresa e, melhor que isso, sabe também como o Economapas ajuda na elaboração dessa estratégia — estando em constante evolução com base nas mudanças tecnológicas e do mercado.

O que acha de conhecer melhor nossas soluções? Entre em contato com nossos especialistas!

Artigos relacionados