O mundo dos negócios vive de mudanças e, para crescer, é preciso estar a par das novidades tecnológicas e principalmente do comportamento do seu público-alvo. Informação e dados são bens preciosos nos dias de hoje e, para tornar a análise dessas informações mais precisa, existe um conceito chamado BI. Mas o que é BI?
Neste artigo você vai entender melhor a estratégia e por que investir nela.
Você sabe o que é BI?
Business Intelligence (BI ou Inteligência de Negócios) é uma estratégia de coleta e monitoramento de informações que auxiliam no crescimento inteligente e saudável do negócio, viabilizando uma melhor tomada de decisões.
Os dados e informações utilizadas pelo Business Intelligence servem para descobrir padrões de comportamento de sua equipe ou público-alvo, avaliar desempenho e otimizar estratégias. O conceito só é do jeito que é hoje devido ao big data. Ambas estratégias estão conectadas e falaremos disso a seguir.
Qual é a relação de BI e big data?
Para compreender melhor o que é BI é preciso entender o big data, afinal, a base da Inteligência de Negócios é o dado.
Logo após as ferramentas de big data tornarem-se mais acessíveis para profissionais de outros ramos, além do de tecnologia, o BI passou a crescer. Mas, mesmo conectados, eles não são sinônimos.
O big data é um conjunto de ferramentas focadas no armazenamento e processamento de dados, não entregando análises muito detalhadas que, muitas vezes, o time de marketing de uma empresa precisaria, por exemplo.
Já no BI, além de coletar e organizar dados, são disponibilizadas informações estruturadas, permitindo uma análise detalhada.
Qual a importância do BI para empresas?
A área de marketing é uma das mais beneficiadas quando falamos em Business Intelligence, uma vez que, com a estratégia, fica mais fácil prever o comportamento do consumidor e também avaliar a eficácia dos seus processos.
Veja, os benefícios que o BI leva para empresas:
- gerenciamento de informações: ferramentas de BI são capazes de gerenciar informações de forma automática e assertiva;
- detecção de erros: para que um processo seja sempre melhorado é preciso identificar as falhas. Esse é outra coisa que o BI é capaz de realizar por meio de extração de informações;
- melhora da experiência do cliente: não é incomum não saber os motivos do seu site estar com pouco tráfego e os leads pararem de chegar. Com os softwares de BI é possível ter em mãos dados importantes para identificar o exatamente não está dando certo;
- aumento de competitividade: quando a companhia se torna capaz de avaliar seus processos, identificar erros e implementar melhorias, ficar a frente no mercado é uma consequência.
Por fim, saber o que é BI é também compreender que não se trata apenas de uma ferramenta, mas sim uma estratégia. Não apenas para identificar o que pode ser melhorado, ela serve como medidas preventivas também.
Para continuar aprendendo mais sobre o mundo de estratégias de mercado, negócios e marketing, continue acompanhando o blog da Nology!