Análise de mercado: conheça a importância para o seu negócio

A análise de mercado é um processo onde o empreendedor coleta informações importantes sobre o meio em que sua empresa atua. Nela, estão inclusos dados do público-alvo, concorrentes, fornecedores e muito mais. Com essas referências em mãos, é possível direcionar as estratégias certas para que a empresa tenha sucesso.

Continue lendo para saber por que essa avaliação é fundamental para qualquer tipo de negócio!

Por que a análise de mercado é tão importante?

Esse processo tem um grande impacto no futuro e crescimento de qualquer empresa. Afinal,  é por meio das informações colhidas por ele que você, empreendedor, consegue ter uma visão detalhada do seu negócio e saber se ele é viável ou não.

Analisando o mercado de atuação da sua empresa, você consegue:

  • informações sobre o público-alvo como estilo de vida, hábitos de consumo, poder aquisitivo, onde reside, idade, sexo, perfil comportamental e muito mais;
  • estudo de concorrentes por meio de informações sobre os tipos de estratégias de marketing utilizadas e os diferenciais adotados por eles;
  • dados sobre a localização em que o empreendedor pretende instalar o negócio.

É fundamental que todas essas informações sejam colhidas e analisadas antes da abertura de uma empresa, portanto, não hesite em investir tempo e renda nesse processo.

O que constitui uma boa análise de mercado?

Para analisar o mercado de atuação do seu negócio da melhor forma, você precisa passar pelos seguintes pontos:

  • quem é o seu potencial público-alvo: além de saber os dados que citamos acima, é importante ter uma dimensão geral de quem são as pessoas que irão consumir seus produtos e serviços. Para isso, você pode utilizar plataformas de geomarketing, assim como sites do IBGE, Prefeituras e Governos;
  • como a compra é feita pelo seus potenciais clientes: seu público-alvo costuma pesquisar o produto na internet antes de comprar? Como ele toma a decisão final de compra, pelo que e por quem ele é influenciado? Todas essas perguntas devem ser respondidas aqui;
  • onde seu público-alvo compra: análise importante principalmente para quem pretende abrir um comércio físico. Nesta etapa é fundamental analisar o local do seu negócio e se ele é acessível para seus futuros clientes, se o ponto é seguro e tem a infraestrutura que você precisará.

Como ter informações importantes por meio de ferramentas de marketing?

Na hora de realizar uma análise de mercado e planejar as melhores ações de marketing e gestão da sua empresa, você pode contar com ferramentas de geolocalização. Elas fornecem dados importantes sobre o local em que você pretende realizar a abertura da sua empresa.

Para continuar tendo dicas preciosas sobre esse e outros assuntos, continue acompanhando o blog da Nology!