Geomarketing: como estabelecer estratégias mais efetivas com essa solução de BI?

Você sabe o que é geomarketing? É a estratégia de Business Intelligence (BI) que se baseia na localização das empresas, seus clientes, potenciais consumidores, fornecedores e pontos de distribuição combinados com informações de mercado e socioeconômicas também geolocalizadas.

Ao cruzar dados geolocalizados com dados dos perfis de consumidores de uma empresa, por exemplo: É possível oferecer produtos e serviços mais adequados para aquele mercado.

Por meio de softwares, empreendedores ou empresas de qualquer ramo de atuação ou porte, podem aproveitar os relatórios para tomar decisões mais acertadas sobre seus negócios.

Neste artigo, explicamos como o geomarketing pode ser utilizado e sua importância para otimizar os resultados organizacionais. Confira!

Afinal, como o geomarketing funciona?

Relatórios de geomarketing incluem diversos elementos:

  • Cartografia;
  • Geodemografia, que gera dados sobre perfil e evolução populacional
  • Informações sobre negócios estabelecidos nas áreas delimitadas para o estudo.
  • Inclusão de dados do cliente para correlacionar com as informações socioeconômicas.

Além disso, os relatórios cruzam dados públicos e privados de fontes confiáveis, como exemplo: o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Ministério da Economia, Banco Central, Receita Federal, dentro outros.

Esse grande volume de dados é coletado a partir de critérios predeterminados, armazenados e avaliados por softwares especializados em data mining, analytics e Business Intelligence (BI). A tecnologia é imprescindível nesse sentido, porque seleciona apenas os dados relevantes para a análise e depois gera relatórios para embasar a tomada de decisão.

O geomarketing permite monitorar com mais efetividade a concorrência, criar planos de venda e preços mais adequados, delimitar áreas para a expansão do negócio ou reposicionar estrategicamente as unidades da empresa.

Quais são as ferramentas de geomarketing?

As ferramentas de geomarketing são geralmente baseadas em cloud, para garantir a alta disponibilidade e acessibilidade dos dados. Podem gerar mapas de calor, listas personalizadas e avaliações criteriosas acerca de áreas geográficas, empreendimentos e pessoas, a partir da consideração de critérios como raio de abrangência e tipo de negócio.

Dessa forma, o geomarketing possibilita aos empreendedores obterem respostas para embasar suas estratégias de vendas, marketing e de crescimento de seus negócios:

  • distribuição de unidades de negócio do mesmo ramo de atuação (para análise da concorrência);
  • distância entre a empresa e seus principais clientes ou público-alvo;
  • características dos ambientes onde o negócio será estabelecido;
  • dados sociodemográficos de uma determinada região para a delimitação do perfil de seus principais consumidores (para criação da persona do negócio);
  • padrões de consumo da região;
  • localização de fornecedores que integram a cadeia de suprimentos desse tipo de negócio, por exemplo.

Para funcionar adequadamente, a solução de geomarketing deve ser devidamente parametrizada: o usuário deve especificar seu objetivo, ou seja, informar para qual pergunta ele quer obter respostas. Depois, é preciso incluir dados secundários e integrar dados transacionais (do próprio sistema de gestão da empresa) para, finalmente, gerar os relatórios.

Como aplicar o geomarketing nos negócios?

Essa análise geomercadológica permite associar informações do contexto geográfico com dados do mercado. A aplicabilidade desses dados é imensa, pois pode embasar decisões relacionadas aos clientes, fornecedores e concorrentes, como destacamos a seguir.

Análise de mercado consumidor

Relatórios de geomarketing permitem delimitar as características do público-alvo para direcionar melhor os esforços de vendas e de marketing.

Por meio de informações mais precisas sobre seus consumidores, a empresa pode adequar seu tom de voz no site, blog ou redes sociais institucionais, distribuir conteúdos mais relevantes para sanar as dores da persona e criar produtos ou serviços mais segmentados para o público que verdadeiramente consome a sua marca.

Além de potencializar as vendas, a empresa economiza na criação de peças publicitárias e na contratação de pessoas, pois sabe o que seus clientes desejam e realmente gostam, o que permite atendê-los adequadamente. Assim, é possível contratar os profissionais que compõem a força de vendas de forma estratégica, distribuir suas unidades de negócio em áreas mais rentáveis, ou mesmo criar rotas mais eficientes para a equipe externa de vendas.

Assim , aumentar a sua inteligência de mercado.

Estudos para expansão dos negócios

Você já imaginou quanto teria economizado na elaboração do seu plano de negócios e na aplicação da sua estratégia se já pudesse estimar o faturamento da sua empresa em uma região?

No varejo, o geomarketing também apoia planos de expansão de redes e unidades de negócio, independentemente do ramo de atuação das empresas. Para isso, são analisados dados de mercado, relacionados aos clientes em potencial, como já abordamos, mas também em função da concorrência da empresa.

monitoramento da concorrência é primordial para o crescimento das empresas, pois permite acompanhar erros e acertos já praticados no mercado, estabelecer planos de vendas competitivos, criar estratégias de remarketing (reconquistar potenciais clientes que não converteram em vendas).

O geomarketing também possibilita desenvolver uma proposta única de venda (USP — Unique Selling Proposition) que realmente faça com que seus produtos e serviços se destaquem conforme região e tipo de cliente.

Relatórios sobre a posição da empresa na cadeia de suprimentos

A tomada de decisão empresarial também abrange o posicionamento da empresa quanto aos demais agentes que compõem a sua cadeia de suprimentos. Isso porque é preciso estudar melhor o local onde serão estabelecidas as unidades de negócio em relação aos fornecedores.

Imagine ter que parar o processo de produção da sua empresa devido à demora na entrega de um insumo, ou pagar altos valores de frete para receber uma matéria-prima essencial para a criação do seu produto. Com o geomarketing também é possível estabelecer a melhor região para a construção de um centro de distribuição, que suporte adequadamente a logística do seu negócio.

Quais são os benefícios do uso dessa estratégia?

Por meio da análise de mercado associada às características geográficas e demográficas de uma determinada região, as empresas podem atuar de forma mais acertada. Essa eficiência é amparada pelos benefícios que destacamos a seguir.

Aumento do engajamento dos usuários

Ao delimitar exatamente sua persona e entender melhor as características do seu público, a empresa consegue disponibilizar conteúdo e produtos adequados no momento mais oportuno para satisfazer os anseios de seus clientes.

Isso aumenta o engajamento dos consumidores em âmbito digital — site e redes sociais (encorajando o check-in, por exemplo), além de garantir melhor desempenho no Ponto de Venda (PDV).

Garantia de competitividade

Além disso, a empresa precifica melhor seus produtos e serviços com base nos dados de poder aquisitivo da região, disponibiliza um portfólio com características apropriadas para o seu público e monitora a concorrência adequadamente. Com essas ações, consegue manter sua competitividade e até obter maior vantagem em relação aos demais players.

Planejamento de ações locais

Os dados sociodemográficos — de gênero, escolaridade, idade ou renda, por exemplo — dizem muito sobre hábitos de consumo e devem influenciar a criação de produtos e serviços mais adequados. Eles também permitem a delimitação da área de cada vendedor externo (o que economiza gastos com deslocamento e tempo de trabalho, por exemplo) e o planejamento de outras ações locais, como o lançamento de ações de venda.

Com um software robusto de geomarketing, é possível compreender melhor o mercado e outras questões relacionadas às características de clientes, fornecedores e competidores para criar estratégias mais acertadas de vendas, marketing e expansão.

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