Se você vai abrir um negócio, já sabe da importância de um planejamento estratégico. Esse plano envolve etapas como análise de mercado, público-alvo, concorrentes e a escolha do melhor ponto para o empreendimento.
Sem um plano estruturado, toda a administração do negócio pode ser afetada negativamente. `
Por isso, neste artigo, vamos discorrer sobre as melhores e principais estratégias para você criar uma empresa.
Definição de público-alvo
Dependendo do tipo de produto ou serviço que sua empresa irá oferecer, a definição do público-alvo pode ser feita de forma mais fácil. Mesmo assim, é importante não descartar a pesquisa.
A estratégia consiste no estudo de região, idade, perfil, profissão, sexo e classe social mais propensa a adquirir o seu produto. A partir daí, você poderá partir para a elaboração da persona, o cliente ideal fictício que ajudará você na criação e direcionamento de todas as campanhas de comunicação futuras.
Durante o processo de segmentação do cliente, realizar as perguntas abaixo ajudam você a entender melhor os aspectos do público do seu negócio:
- minha empresa atenderá pessoas físicas ou jurídicas?;
- qual é a frequência que essas pessoas ou empresas compram meu tipo de produto, ou serviço?;
- quais motivos levam meu público a consumir da minha empresa?
Análise de mercado e concorrentes
A análise de mercado se faz muito importante para que você conheça realmente a necessidade das pessoas e, assim, estabeleça um diferencial entre seu negócio e os concorrentes. Afinal, uma empresa nova que atua em um segmento com grande número de concorrentes, com um público-alvo muito refinado e que não oferece nenhum diferencial pode não ter uma vida longa.
A estratégia consiste em identificar quem são os seus concorrentes e analisá-los para colher informações importantes como localização, preço, qualidade dos produtos oferecidos, se atendem ou não todas as necessidades dos clientes etc.
Abrir um negócio se torna um processo mais seguro quando você sabe o que fazer e o que não fazer, e isso só é possível quando olhamos para o mercado e concorrentes.
Estudo de opções de local para o negócio
Se for abrir um negócio físico, a escolha do lugar deve ser feita de forma estratégica. Ou seja, valor de compra, locação, tamanho e consultar a permissão de atividade econômica na Administração Regional não bastam para tomar essa decisão. É preciso uma ampla pesquisa geográfica.
Fazer isso ajudará no estabelecimento de quais regiões você irá entregar um produto ou realizar um serviço. Para ajudar, confira nosso artigo especial voltado para a escolha do ponto comercial e como o geomarketing auxilia em todo o processo.
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Abrir um negócio requer estudo, pois não há ferramenta mais poderosa para qualquer empreendedor atualmente do que conhecimento.
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