Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Captação De Alunos: Dicas Essenciais De Como Aumentar A Sua

Se a sua captação de alunos não anda muito bem, está na hora de criar um conjunto de estratégias, analisar melhor o mercado e o perfil do seu público-alvo. Uma captação efetiva depende não só de quem são seus clientes/alunos ideais, mas também do segmento da sua escola ou curso e região em que atua.

Neste artigo, o Economapas vai te ajudar a saber por onde começar essas estratégias, confira!

Como aumentar a captação de alunos

A primeira coisa a ser feita é levar em consideração fatores do seu curso e também do seu público-alvo. Ou seja, fatores internos e externos como:

  • fatores internos (do curso): qual é o propósito da empresa, pontos fortes, missão  e que tipo de experiência quer proporcionar aos alunos;
  • fatores externos (público-alvo): escolaridade, hábitos de consumo, classe social e faixa etária.

É fundamental encontrar o perfil do aluno ideal e, assim, direcionar suas ações de captação de alunos de forma mais assertiva.

Adote a geolocalização

Imagine que você é dono de uma academia e entende que, na sua região, possui uma grande quantidade de domicílios com mais de 3 pessoas (famílias). Esse seria um insight para gerar promoções e planos mensais em família e atrair mais alunos!

Uma maneira de obter esse tipo de informação é por softwares de geolocalização, como o Economapas. Sabendo exatamente o perfil de pessoas que residem ou trabalham na região da sua escola, você não correrá o risco de precificar seus cursos erroneamente, por exemplo.

Coloque em prática estratégias de marketing digital

Depois de entender o seu público-alvo e estudar o segmento da sua instituição educacional, você provavelmente já saberá quais canais de comunicação são mais eficazes para atingir futuros alunos.

Um meio de comunicação muito provável é a internet. Apenas para você ter uma ideia, 51% da população mundial já têm acesso à internet e, de acordo com  o relatório Digital 2020: Global Digital Overview, o Brasil está entre os três países com maior tempo de uso.

Por isso, investir em marketing digital é o que pode ajudar sua empresa a alcançar seu público e nutrir o relacionamento com ele. Além de um site otimizado e perfis nas redes sociais, procure:

  • implementar estratégias de inbound marketing;
  • realizar disparos de e-mail marketing;
  • ter um blog com conteúdo rico sobre o segmento da sua escola.

Ações promocionais e estratégias regionais

A sua organização trabalha com franquias? Então é importante considerar o que falamos acima: levar em conta estratégias de geolocalização. O motivo é que, embora a marca seja a mesma, não é sempre que uma região responde às estratégias de captação de alunos da mesma forma que outra.

Nesse sentido, entenda a fundo o perfil da região e, a partir daí, você pode desenvolver estratégias regionais e ações promocionais efetivas. Por exemplo:

  • período de teste gratuito;
  • desconto em matrículas;
  • preços especiais para planos em grupo;
  • disponibilizar um trecho das aulas em vídeo no site e em redes sociais.

Invista em uma equipe de vendas

Uma relação de excelência com o público é importante tanto para reter alunos quanto para captá-los. E é nesse segundo aspecto que uma equipe de vendas vai atuar fundamentalmente, por isso, invista na contratação e treinamento desses profissionais.

Eles terão um papel essencial na captação de alunos por meio de:

  • apresentação da infraestrutura da instituição;
  • valorização e explicação do método de ensino, disciplinas ou tipos de aulas;
  • apresentação de professores;
  • conceder as vantagens e diferenciais que, em um primeiro momento, o aluno pode não saber.

Tudo de uma forma persuasiva, humana, honesta e até mesmo por meio de gatilhos mentais.

Bônus: Informações coletadas pelo Economapas para você iniciar a estratégia de captação de alunos da sua escola

Agora que você já sabe por onde começar sua estratégia de captação de alunos, verá a seguir uma tabela comparativa com os gastos com cursos superiores e regulares ao mês nas capitais da Região Sudeste do Brasil. Esses dados foram coletados diretamente do Economapas e esperamos que ajude você a definir preços da sua escola ou curso e criar estratégias promocionais:

Estudantes (%) Nível Superior (%) Nível Médio (%) Nível Fundamental (%) Escolas estaduais (Qtd.) Escolas municipais (Qtd.) Escolas federais (Qtd.) Escolas privadas (Qtd.) Matrículas – total (Qtd.)
RIO DE JANEIRO – RJ 22,82 27,08 61,86 74,01 317,00 1584,00 25,00 2001,00 3799,00
SÃO PAULO – SP 20,76 23,19 56,14 69,26 1214,00 1570,00 4,00 4670,00 7060,00
VITÓRIA – ES 23,03 35,89 65,55 74,18 19,00 105,00 3,00 76,00 193,00
BELO HORIZONTE – MG 22,22 22,08 54,31 67,14 231,00 329,00 6,00 882,00 1384,00
Informações retiradas do Economapas em 10/09/2021

Se você deseja mais dados desse tipo, saiba que o Economapas oferece uma série de recursos e informações preciosas que vão ajudar você a captar mais alunos. Conheça melhor o software!

Artigos relacionados