Se a sua captação de alunos não anda muito bem, está na hora de criar um conjunto de estratégias, analisar melhor o mercado e o perfil do seu público-alvo. Uma captação efetiva depende não só de quem são seus clientes/alunos ideais, mas também do segmento da sua escola ou curso e região em que atua.
Neste artigo, o Economapas vai te ajudar a saber por onde começar essas estratégias, confira!
Como aumentar a captação de alunos
A primeira coisa a ser feita é levar em consideração fatores do seu curso e também do seu público-alvo. Ou seja, fatores internos e externos como:
- fatores internos (do curso): qual é o propósito da empresa, pontos fortes, missão e que tipo de experiência quer proporcionar aos alunos;
- fatores externos (público-alvo): escolaridade, hábitos de consumo, classe social e faixa etária.
É fundamental encontrar o perfil do aluno ideal e, assim, direcionar suas ações de captação de alunos de forma mais assertiva.
Adote a geolocalização
Imagine que você é dono de uma academia e entende que, na sua região, possui uma grande quantidade de domicílios com mais de 3 pessoas (famílias). Esse seria um insight para gerar promoções e planos mensais em família e atrair mais alunos!
Uma maneira de obter esse tipo de informação é por softwares de geolocalização, como o Economapas. Sabendo exatamente o perfil de pessoas que residem ou trabalham na região da sua escola, você não correrá o risco de precificar seus cursos erroneamente, por exemplo.
Coloque em prática estratégias de marketing digital
Depois de entender o seu público-alvo e estudar o segmento da sua instituição educacional, você provavelmente já saberá quais canais de comunicação são mais eficazes para atingir futuros alunos.
Um meio de comunicação muito provável é a internet. Apenas para você ter uma ideia, 51% da população mundial já têm acesso à internet e, de acordo com o relatório Digital 2020: Global Digital Overview, o Brasil está entre os três países com maior tempo de uso.
Por isso, investir em marketing digital é o que pode ajudar sua empresa a alcançar seu público e nutrir o relacionamento com ele. Além de um site otimizado e perfis nas redes sociais, procure:
- implementar estratégias de inbound marketing;
- realizar disparos de e-mail marketing;
- ter um blog com conteúdo rico sobre o segmento da sua escola.
Ações promocionais e estratégias regionais
A sua organização trabalha com franquias? Então é importante considerar o que falamos acima: levar em conta estratégias de geolocalização. O motivo é que, embora a marca seja a mesma, não é sempre que uma região responde às estratégias de captação de alunos da mesma forma que outra.
Nesse sentido, entenda a fundo o perfil da região e, a partir daí, você pode desenvolver estratégias regionais e ações promocionais efetivas. Por exemplo:
- período de teste gratuito;
- desconto em matrículas;
- preços especiais para planos em grupo;
- disponibilizar um trecho das aulas em vídeo no site e em redes sociais.
Invista em uma equipe de vendas
Uma relação de excelência com o público é importante tanto para reter alunos quanto para captá-los. E é nesse segundo aspecto que uma equipe de vendas vai atuar fundamentalmente, por isso, invista na contratação e treinamento desses profissionais.
Eles terão um papel essencial na captação de alunos por meio de:
- apresentação da infraestrutura da instituição;
- valorização e explicação do método de ensino, disciplinas ou tipos de aulas;
- apresentação de professores;
- conceder as vantagens e diferenciais que, em um primeiro momento, o aluno pode não saber.
Tudo de uma forma persuasiva, humana, honesta e até mesmo por meio de gatilhos mentais.
Bônus: Informações coletadas pelo Economapas para você iniciar a estratégia de captação de alunos da sua escola
Agora que você já sabe por onde começar sua estratégia de captação de alunos, verá a seguir uma tabela comparativa com os gastos com cursos superiores e regulares ao mês nas capitais da Região Sudeste do Brasil. Esses dados foram coletados diretamente do Economapas e esperamos que ajude você a definir preços da sua escola ou curso e criar estratégias promocionais:
Estudantes (%) | Nível Superior (%) | Nível Médio (%) | Nível Fundamental (%) | Escolas estaduais (Qtd.) | Escolas municipais (Qtd.) | Escolas federais (Qtd.) | Escolas privadas (Qtd.) | Matrículas – total (Qtd.) | |
RIO DE JANEIRO – RJ | 22,82 | 27,08 | 61,86 | 74,01 | 317,00 | 1584,00 | 25,00 | 2001,00 | 3799,00 |
SÃO PAULO – SP | 20,76 | 23,19 | 56,14 | 69,26 | 1214,00 | 1570,00 | 4,00 | 4670,00 | 7060,00 |
VITÓRIA – ES | 23,03 | 35,89 | 65,55 | 74,18 | 19,00 | 105,00 | 3,00 | 76,00 | 193,00 |
BELO HORIZONTE – MG | 22,22 | 22,08 | 54,31 | 67,14 | 231,00 | 329,00 | 6,00 | 882,00 | 1384,00 |
Se você deseja mais dados desse tipo, saiba que o Economapas oferece uma série de recursos e informações preciosas que vão ajudar você a captar mais alunos. Conheça melhor o software!