Como a geolocalização ajuda na logística do seu negócio

A geolocalização é um recurso tecnológico de grande versatilidade, podendo ser usada para o planejamento e gerenciamento de empresas que querem tomar decisões desde as mais corriqueiras, até as mais complexas.

Por ser uma forte aliada aos negócios, neste artigo, você vai conhecer as diferentes facetas da geolocalização vantajosas para sua empresa. Aqui você encontrará:

  • qual a relação entre geolocalização e logística;
  • como a geolocalização pode melhorar a logística da sua empresa;
  • qual é a melhor forma de escolher a localização do seu negócio;
  • como o Economapas ajuda na sua logística empresarial.

Qual a relação entre geolocalização e logística?

A localização de uma empresa é a chave para a tomada de diversas decisões sobre crescimento e gestão do negócio. Por essa razão, considerar o local é uma forma de estratégia que dependerá de segmento para segmento.

Essa análise pode ser feita focada em diversos objetivos a partir de dados do cliente e controle e movimentação de estoque, por exemplo. Dessa forma é possível obter:

  • sistema transacional: a partir de estudos de trajetos que serão feitos para entregar seus produtos, é possível coordenar todas as atividades e elaborar um planejamento logístico mais inteligente;
  • melhores decisões: aplicando a análise das informações dadas por um software de geolocalização, é possível tornar os processos mais objetivos e também usá-los como apoio a decisões importantes (como a expansão empresarial);

E não para por aí. A relação entre a geolocalização e a logística de empresas se aplica em outras situações que você até pode conhecer, mas que, até então, não sabia que se tratava de um recurso da geolocalização Veja só:

  • prazo e valores de entregas: com os recursos, os e-commerces podem gerar em tempo real o valor do frete e o tempo de entrega de um produto;
  • notificações para divulgação: lugares de entretenimento como bares, cinemas e teatro podem enviar conteúdos para pessoas que estejam nas proximidades;
  • notícias personalizadas: jornais on-line podem mostrar na primeira página conteúdos relacionados especificamente a cidade de quem está acessando o portal.

Como a geolocalização pode melhorar a logística da sua empresa?

Agora que você já sabe como a geolocalização é um recurso aplicado no dia a dia, está na hora de conhecer os benefícios de adotar essa ferramenta na gestão da sua empresa.

Informação em tempo real

Dependendo da ferramenta de geolocalização que você adotar, ela terá a opção de GPS, que age como monitor em tempo real. Essa utilidade permite a otimização das rotas no momento do transporte em caso de imprevistos.

Rotas melhor planejadas

A elaboração de rotas fica mais fácil, pelo fato de informar o tempo gasto do ponto A ao ponto B, qualidade das vias, quantidade de semáforos, etc. Assim, o trabalho pode ser mais ágil.

Outra vantagem é que o cálculo de custos gastos em pedágios e combustível, por exemplo, podem ser feitos com maior segurança.

Melhor processo de entregas

Os mapas das ferramentas de geolocalização permitem que a empresa encontre os melhores locais para ampliar sua atuação. Assim, a criação de novas centrais de distribuição, e o fechamento das que não estão levando vantagens ao negócio, pode ser feita de forma segura.

Otimização da escolha de entregas

Os mapas geolocalizadores permitem que a empresa faça a melhor escolha de clientes. Isso porque determinar o raio para negociar e otimizar as entregas melhora os resultados. Uma vez que, fazer entregas em cidades muito distantes, por exemplo, pode levar mais prejuízo do que lucro.

Aumento da qualidade do atendimento

Empresas que possuem profissionais trabalhando em campo podem fiscalizar seus colaboradores criando, assim, um agendamento das próximas tarefas e fornecendo uma estimativa de prazos de entrega mais precisas aos seus clientes.

Melhora no relacionamento com o cliente

A inteligência geográfica fornece informações que permitem à empresa identificar o perfil ideal do seu cliente, tanto para negócios B2B ou B2C. Isso favorece as estratégias de diversas áreas da empresa, principalmente naquelas focadas no marketing, consequentemente, aumentando o número de vendas.

Qual é a melhor forma de escolher a localização do seu negócio?

A geolocalização é uma ferramenta muito eficaz na gestão e planejamento empresarial. Mas, mesmo com a adoção dela, é importante que a própria companhia tenha o know how para escolher o local de atuação com inteligência.

Após a análise de informações fornecidas pelo software de geolocalização é preciso saber o objetivo do seu negócio. Esse aspecto é importante para avaliar pontos específicos.

Por exemplo, se a sua empresa é uma transportadora de vidros, abrir um centro de distribuição de difícil acesso para transportes regulamentados para carregar vidro não é uma boa opção.

Como a Nology ajuda na sua logística empresarial

E agora, como obter todos esses benefícios? Se você quer saber um pouco mais sobre os diversos recursos de uma plataforma de geolocalização, conheça a solução do Economapas! Possuímos serviços diretamente voltados para o departamento de expansão, e com ele você terá:

  • menos risco e custo no estudo de viabilidade e escolha do ponto comercial;
  • análise, perfil de consumo e concorrência do entorno;
  • padronização do processo de expansão;
  • otimização de centros de distribuição e mapeamento de fornecedores.

Saiba mais sobre esse e todos os outros recursos da Nology entrando em contato com um especialista!

Artigos relacionados