Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Dicas de como aplicar o omnichannel na sua empresa

Omnichannel ainda é um termo novo para você? Essa abordagem é o futuro do mundo empresarial, pois aumenta a satisfação dos clientes e proporciona um atendimento de demandas mais ágil. Quer saber mais sobre essa estratégia e por onde começar a implementá-la? Continue lendo!

O que é omnichannel?

Omnichannel é uma estratégia que tem o objetivo de melhorar ainda mais a experiência que o cliente tem com uma empresa. Feita por meio do uso alinhado entre a comunicação online e offline, daí o nome: omni quer dizer “tudo” e channel “canal”, ou seja, todos os canais.

Na prática isso quer dizer que o cliente pode estar dentro de um comércio físico, conversar com um vendedor e, por meio de um aplicativo, escolher receber o produto em casa.

Essa é uma das grandes tendências para o varejo e se você deseja sair na frente e dar uma experiência de compra ainda mais moderna e diferente aos seu público-alvo, precisa saber por onde começar na implementação dessa estratégia.

Como aplicar o omnichannel

A implementação da estratégia omnichannel começa com alguns passos fundamentais. Veja a seguir:

1: conheça o cliente em primeiro lugar: ao disponibilizar diversos canais de venda para o cliente, é importante saber atendê-lo de diversas formas. Para saber o que e como ele se comunicará é necessário entender seu comportamento e dores por meio de pesquisas de mercado;

2. mapeie os canais de comunicação: quais são as formas de contato que o cliente possivelmente irá usar? Comece daí e depois dedique-se para as que fazem mais sentido para seu público. Com isso em mente, parta para os ajustes necessários e siga para a integração;

3. capacite sua equipe de atendimento: depois de saber em quais canais o seu cliente está, seja online ou offline, é preciso ter a certeza de que sua equipe esteja alinhada com a forma de se comunicar dele. Isso envolve a capacitação no que se refere a padronização da linguagem, qualidade do atendimento, informações, resolução de problemas e diferenciais da sua empresa;

4. seja mobile friendly:  segundo relatório da Pew Research Center, 60% dos adultos, no Brasil, têm um smartphone. Por isso, é preciso levar em conta que o seu consumidor já faz parte desse número e quer ter uma boa experiência de navegação pelo celular.

5. invista no webrooming e showrooming: webrooming é quando o cliente pesquisa os produtos na internet e vai até a loja física finalizá-la. Já o showrooming, o cliente vai até a loja conhecer o produto e finaliza a compra pela internet.

Ao adotar o omnichannel e executar a estratégia bem, ao longo prazo sua empresa terá uma relação muito mais estreita com os clientes. Agora que você já sabe melhor sobre a abordagem, aproveite e descubra as Tendências do Mercado Varejista aqui no blog da Nology.

Artigos relacionados