Entender o perfil de consumo por classe social é uma maneira de segmentar o público-alvo de uma empresa. Mas, para que essas informações levem a conclusões e estratégias eficazes, é preciso analisar os dados corretamente.
Neste artigo, você vai saber como utilizar esse tipo de informação. Confira!
Entendendo o perfil de consumo por classe social
A classe social é apenas um dos fatores importantes para a construção do perfil do público ideal do seu negócio. No entanto, para alguns segmentos, isso tem mais peso do que para outros.
Entender o perfil de consumo por classe social evita abrir uma loja de joias de alto padrão em um shopping de uma região, que é predominantemente habitada por pessoas da classe C, por exemplo. Isso vale também para situações contrárias.
Outro exemplo é, se o seu serviço for um centro universitário, ao entender a quantidade de pessoas com curso superior em uma região, é possível concluir que aquela não é uma área fértil para segmentos educacionais, como cursos de extensão, pós-graduação, técnicos, etc.
A classe social é o que dirá quais são as escolhas de consumo de um público. Ou seja, se o seu produto ou serviço não tiver um apelo popular, mas foi vendido apenas em uma região habitada por classes sociais mais baixas, será preciso rever toda sua estratégia.
Como coletar, compilar e analisar as informações dos consumidores?
A pesquisa e análise de dados do público é um processo essencial para qualquer um que for abrir um negócio. Mas, informações soltas, sem interpretação, não dizem muita coisa.
Ainda seguindo o exemplo do segmento de educação, vamos a outro caso hipotético: segundo dados coletados pelo Economapas, a população com ensino superior de Copacabana, Rio de Janeiro, é de 81.992. Já em Botafogo, também no Rio de Janeiro, é de 45.617.
Ou seja, Copacabana é uma área com pessoas de maior poder aquisitivo (por arcarem com um ensino superior e, consequentemente, conseguido empregos com salário maiores) do que Botafogo.
Uma das conclusões que se pode chegar é de que analisando outras informações, é possível ter ideias e visões mais ricas. Por isso, cruzar dados e saber interpretá-los é a única maneira de criar estratégias eficientes.
Já se perguntou se residentes de outras cidades não costumam viajar para comprar produtos da sua empresa? É por isso que, no contexto de um negócio físico, é indicado avaliar outros bairros e municípios, uma vez que, entender o perfil de consumo por classe social apenas de um lugar pode levar a conclusões incompletas.
Este artigo foi útil para você? Se sim, saiba que a captação desse tipo de informações pode ser feita por meio de ferramentas de geolocalização, como o Economapas. Saiba mais sobre as outras soluções Nology!