Como fazer pesquisa de mercado quantitativa e qualitativa com geomarketing

A pesquisa de mercado é uma ferramenta utilizada para conseguir informações reais que solucionem problemas que um negócio pode ter. Por isso, é uma etapa importante nas tomadas de decisões e no planejamento dos próximos passos, sendo necessário conhecimento de como fazer uma pesquisa de mercado.

Ela pode ser feita de várias maneiras, se valendo de diversas estratégias, inclusive através do geomarketing. Saiba mais neste artigo sobre:

  • o que é pesquisa de mercado;
  • como o geomarketing é aplicado em uma pesquisa de mercado.

O que é e como fazer pesquisa de mercado

O objetivo da pesquisa de mercado é obter informações sobre as intenções de compras e outros detalhes de um nicho de mercado, a fim de conhecer o seu público, otimizar o planejamento e diminuir os riscos das decisões futuras.

O método mais comum de como fazer uma pesquisa de mercado é por meio de questionários online, disponíveis no site da empresa ou enviados por e-mail a consumidores. É possível também fazer a pesquisa visitando empreendimentos similares.

Há dois tipos de pesquisa:

  • a pesquisa primária, em que você mesmo realiza a pesquisa e a coleta de dados que serão interpretados;
  • a pesquisa secundária, em que você acessa pesquisas realizadas por terceiros, como estudos acadêmicos e relatórios de empresas privadas que são abertos ao público.

Em ambos os casos, a finalidade é conseguir informações relevantes para o empreendimento. ****Os dados coletados são divididos em duas categorias: quantitativos e qualitativos, podendo ser captados em uma única pesquisa.

Em uma pesquisa de mercado quantitativa, os dados são objetivos e precisos, normalmente com números, métricas e aplicações estatísticas. Exemplos de informações quantitativas são idade, gênero, renda, região em que mora, etc.

Já a pesquisa qualitativa busca resultados subjetivos. As perguntas são abertas e têm, como resultados, narrativas, ideias e experiências individuais dos participantes, como opiniões, hábitos e costumes.

As informações quantitativas são boas para gerar gráficos, números e segmentar o mercado. As qualitativas são, por sua vez, trazem insights importantes sobre os clientes, como a motivação de compra e os hábitos de consumo.

Como o geomarketing é aplicado em uma pesquisa de mercado

Geomarketing, também conhecido como marketing geográfico, é uma estratégia que utiliza dados de localização para atingir o público-alvo, com o apoio de Big Data. Ou seja, informa onde está o seu cliente e como ele se comporta na região analisada.

Na era atual, o geomarketing é gigantesco. Afinal, qualquer pessoa com um celular na mão e o GPS ligado está fornecendo informações sobre localização e hábitos (ou seja, tanto dados quantitativos, quanto qualitativos).

Por isso, essa estratégia é aliada da pesquisa de mercado, oferecendo informações em tempo real e de uma quantidade de pessoas muito maior do que o público captado por questionários.

A pesquisa de mercado se torna mais abrangente e inteligente, possibilitando menor risco e custo no estudo de novas ações.

O geomarketing é capaz de criar estimativas de consumo, detalhando panoramas do potencial de consumo por classe, com diversas categorias, a fim de entender o perfil dos clientes de cada região.

Ele também permite a escolha dos melhores locais para ações de marketing, por analisar o fluxo de pessoas e o perfil socioeconômico do público-alvo.

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