Como o Geomarketing favorece minha empresa?

Saiba mais desde o conceito do geomarketing até as estratégias por trás desta palavra

O que você sabe sobre este tema?

É bem provável que você já tenha escutado falar sobre o geomarketing em algum momento da trajetória da sua empresa e, também, já utilize dessa estratégia inteligente para uma melhora em seus resultados e uma diminuição de custos de acordo com a geolocalização do seu negócio.

Fato é que a internet ajudou a disseminar ainda mais este termo e a impulsionar ainda mais a extração de dados. A todo momento estamos com nossos celulares ligados, recebendo e enviando informações. Basta aceitar os cookies de algum site ou manter o gps ativado para que estratégias de marketing sejam adotadas baseadas na sua localização, gostos ou preferências, criando uma relação maior com o cliente e propagando promoções e fortalecendo a sua marca, obedecendo a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Uma estratégia que não vem de hoje…

O termo começou com seu fundador, William Applebaum, ainda na década de 30. Applebaum era um professor visitante de Harvard e desenvolveu um programa de ensino baseado em estudos de casos reais do mundo empresarial, ao invés de se basear em amplas literaturas teorias geográficas de localização.

Applebaum considerava que, dentro das empresas, era a melhor maneira de se desenvolver o geomarketing. Colocando em prática toda uma análise de ponto vista por mapas, considerando o público e segmentando-o, a fim de que o consumidor seja compreendido e o marketing consiga ativar campanhas produtivas para atingir a quem realmente interesse.

Com isso, a estratégia foi disseminando e as empresas começaram a entender que o geomarketing deveria estar dentro do escopo de trabalho para melhorar o desempenho de suas redes, franquias, lojas, expandir no mercado, monitorar a sua concorrência – saber onde estão seus concorrentes – e dos possíveis investimentos que seriam feitos na localidade.

Mas afinal, o que é o geomarketing?

Sua definição é muito ampla e o termo abrange bastante fundamentos e estratégias de marketing para áreas ou zonas específicas de um mapa, sabendo que o público de determinada região possui semelhanças em comum com outras localidades. O geomarketing utiliza-se de uma inteligência geolocalizada aplicada ao negócio para uma melhor análise de mercado com maior segurança na expansão, menor risco de investimento e explorar métodos individuais, customizados, personalizados e de acordo com o seu público-alvo.

O geomarketing não trabalha só com o empreendimento em si, mas também com o perfil das pessoas que frequentam determinado ponto comercial. Hoje, há diversos bancos de dados onde muitas empresas podem tirar proveito e utilizar informações valiosas para segmentar o seu público, ampliar o mercado consumidor e fazer com que tenha uma melhora significativa no marketing, colaborando para atingir o público ideal para o seu tipo de negócio.

Geomarketing é uma técnica avançada de marketing que usa a geolocalização do público para definição de estratégias.

 

Utilizando apenas um exemplo simples: 

Um restaurante, que possui apenas uma loja no Rio de Janeiro, se consolidou na Zona Norte e pretende abrir uma loja na Zona Sul. O geomarketing irá ajudá-lo a estudar aquele novo local e ter uma tomada de decisão com base na semelhança do público que a empresa já trabalha no outro ponto da cidade. Com isso, ele ganhará tempo, reduzir o custo com pesquisa de campo e, possivelmente, terá um retorno financeiro desejável.

Esta foi apenas uma forma de exemplificar e clarear as ideias do que esta inteligência pode trazer de benefício, mas não existe um modelo único com um padrão certo para seguir. O geomarketing tem uma série de soluções e pode ser explorado de diferentes maneiras, de acordo com cada segmento de mercado.

Vantagens do geomarketing que pode ser utilizada por sua empresa:

  • Menor risco e custo na escolha do local;
  • Conhecer clientes e concorrentes;
  • Agilidade nas tomadas de decisões;
  • Identificar ameaças e oportunidades;
  • Mais retorno e assertividades nas ações de marketing;
  • Adequar o preço conforme o cliente/região;
  • Entendimento da persona/perfil por local;

O que o geomarketing acrescenta:

Para Varejistas e Franqueadoras

De forma pontual ou macro, o geomarketing auxilia no descobrimento de novos pontos comerciais, através da visualização de áreas para abertura de novos negócios e de acordo com os critérios de sucesso determinados. Com isso, a expansão das redes fica mais acelerada, diminuindo os riscos e ocasionando uma melhor tomada de decisão.

Gerenciar o território para cada unidade ou franqueado também é uma forma de atuação do geomarketing para o seu negócio entender o potencial de mercado de cada um. A importância de evitar o canibalismo de lojas ou interseções é muito grande, pois assim, há uma melhor gestão de redes em benefício para suas lojas, que irão entender melhor o mercado e respeitarão a demarcação de atuação para cada ponto comercial, sendo mais eficiente no faturamento.

Otimize seu tempo e recursos na criação de estudos de viabilidade para uma expansão mais assertiva, colhendo dados que o mercado proporciona, além de atividades que impactam diariamente no entorno do seu ponto comercial. Entenda a estrutura da região para que seja dada um melhor rumo para o seu negócio.

Para o Marketing:

O geomarketing pode ser extremamente útil para atrair o seu cliente até o seu objetivo final e com maior importância: a compra!

Na abertura de um novo negócio, há de se levar em conta o padrão do consumidor para orientar o mix de preço do seu produto, achando o público que pague por aquele valor e que entenda o valor da experiência de compra que envolve todo o marketing.

Nas ações de marketing, também se julga necessário entender o público de suas campanhas. Nas campanhas de mídia out of home, é de extrema importância conhecer o fluxo de passantes, o tráfego daquele local, se há mais residências ou prédios comerciais etc. Com isso, estima-se as impressões diárias, sendo uma ação assertiva e que tenha concordância com seu público-alvo, aumentando o seu retorno por investimento (ROI).

  • Tenha mais resultado com a sua equipe de marketing com estratégias mais bem definidas e guiada por dados eficientes;
  • Gere ações mais assertivas e de acordo com seu público-alvo;
  • Consiga um retorno sobre o investimento positivo para o seu negócio, transmitindo mais segurança e menos risco ao criar uma campanha;
  • Precifique produtos com inteligência e de acordo com a localidade. Tenha mais informações sobre determinada região e crie uma estratégia de precificação mais abrangente;
  • Tenha mais resultado com a sua equipe de marketing com estratégias mais bem definidas e guiada por dados eficientes;
  • Utilize diversos critérios de sucesso para gerar um mapa de calor mostrando as regiões mais assertivas para suas ações e de acordo com seu público-alvo;

Para Indústrias:

gestão de territórios para representantes comerciais ou distribuidoras é de extrema importância para a indústria, principalmente na distribuição de seus produtos, estimulando sua força de venda através da alocação inteligente dos esforços de acordo com o perfil do vendedor e do mercado em que atua.

O geomarketing também abrange a área de captação de potenciais clientes, descobrindo locais quentes que possuem um público-alvo de acordo com o produto distribuído e se antecipando a concorrência, aumentando o market share do seu negócio e expandindo assertivamente.

Aumente suas vendas com uma maior inteligência comercial baseada em dados socioeconômicos, de consumo e mercado, correlacionando informações já existentes para um estudo robusto e direcionando um melhor planejamento estratégico, gerando leads B2B, monitorando o desempenho, gerindo a performance e orientando o direcionamento de sua equipe de vendas.

Diversos setores podem se aproveitar do geomarketing: franquias, educação, imobiliário, serviços etc. Estes segmentos conseguem melhorar o desempenho de suas redes, franqueados, lojas, expandir no mercado e monitorar a sua concorrência.

O ramo imobiliário consegue buscar terrenos e otimizar o empreendimento com base no perfil familiar detalhado, além de criar estudos socioeconômicos e de mercado para atrair possíveis lojistas e/ou parceiros comerciais. Há a estimativa de valores sobre cada região no mapa, levando em conta o local explorado.

Na educação, é possível visualizar os preços médios da localidade em um mapa de calor, além de analisar a presença de cursos EAD e seus polos, assim como os cursos presenciais. O estudo da concorrência também é válido neste segmento, já que é possível compará-los e ver a variação de cada região.

Tudo isso é uma série de fatores que o geomarketing abrange. São milhares de fontes de dados diferentes que permitem analisar, de uma forma mais organizada, a tomada de decisão. Tais ações geolocalizadas culminam em menos gasto, menos tentativa e erro, como consequência, a segurança que os dados geolocalizados oferece.

O geomarketing pós pandemia

A pandemia causada pelo coronavírus mudou o cenário mercadológico do Brasil e do mundo. Muitas lojas fecharam, outras redes diminuíram sua capacidade, o investimento em expansão caiu e outros negócios abriram.

A tomada de decisão ficou ainda mais complicada, já que o fluxo de passantes em grandes centros diminuiu diante do ensino e do trabalho remoto, o que implica em um melhor conhecimento geográfico do local. Nos EUA, por exemplo, os escritórios bateram 50% de ocupação pela primeira vez apenas em 2023.

No segundo trimestre de 2022, o Brasil teve um crescimento de 23% na abertura de novas lojas em shoppings. Mais de mil marcas expandiram suas redes, segundo a Associação Brasileira de Shoppings Centers.

Diversas oportunidades estão em vigor, da mesma maneira que a pandemia influenciou negativamente o mercado, após a flexibilização e a vacinação, permitiu-se que o público se encontrasse novamente com lojas presenciais, porém com um hábito de consumo um pouco diferente.

As pessoas se tornaram um pouco mais criteriosas nas avaliações e modificaram sua rotina de compra, por isso, estratégias omnichannel estão cada vez mais em alta e conectando diferentes canais para dar um suporte maior ao cliente.

O marketing ominichannel pode ser utilizado em conjunto com o geomarketing para direcionar as campanhas, identificar novos mercados e oportunidades. Aumentando, assim, a credibilidade de suas estratégias, com ações mais assertivas e pontuais, melhorando o seu relacionamento com o cliente, fidelizando e entregando conforme a necessidade.

Soluções para utilizar o geomarketing

A internet proporciona algumas ferramentas de geomarketing especializadas em empresas, para geração de leads, análise do mercado, estudo do local, da concorrência, delimitação de territórios, informações socioeconômicas, de mercado, pesquisas etc. São plataformas que fornecem um serviço de SaaS (Software as a service – software como serviço) e todos os dados são disponibilizados a partir deste software, personalizado conforme a necessidade de cada negócio.

Estas ferramentas são pagas e requer um investimento por parte da empresa, porém algumas contam com um teste grátis durante 7 dias para a avaliação da plataforma e a visualização do mapa para saber se atende a necessidade do seu negócio, podendo ter uma visão ampla do serviço ofertado.

Benefícios de um software de geomarketing voltado para o seu negócio:

  • Atualização mensal de todas as informações socioeconômicas com base em diversas fontes de dados
  • Mais de 1 bilhão de informações geolocalizadas em todo o Brasil
  • Facilidade de acesso, tendo login e senha para acessar quando e onde quiser
  • Permissão para múltiplos usuários utilizarem ao mesmo tempo
  • Visualização de um mapa de calor personalizado e de acordo com sua demanda
  • Estrutura intuitiva e com facilidade para leitura de dados, não necessitando de uma pessoa específica para extrair os dados

Há também como utilizar ferramentas gratuitas disponibilizadas na internet, como o Google Maps, Google Earth, dados públicos no geral como o do IBGE, por exemplo. Porém, essas informações podem demandar mais tempo, já que estarão em um documento onde tem outros milhares de dados em conjunto, tornando a sua pesquisa de mercado um pouco mais custosa e demorada.

Saber o ONDE é a estratégia!

A popularização permitiu todos os segmentos a voltarem os olhos para uma tecnologia com dados e que sirva de suporte para uma melhor expansão, gestão e direcionamento do seu negócio. A localização e as informações do entorno influenciam muito em qual estratégia adotar, o planejamento a ser seguido, o estudo abrangente da concorrência, do público, de quem frequenta e outros diversos fatores.

Hoje, há uma maior necessidade de estudar mais o mercado, principalmente pensando no pós pandemia, onde diversas empresas acabaram fechando as portas e outras enxergando oportunidades em investir em determinados segmentos. A segurança para a tomada de decisão dá ainda mais crédito para o geomarketing, sobretudo quando há softwares com inteligência de mercado e dados úteis para cada tipo de negócio.

O onde vai ser útil para diferentes formas e de acordo com o seu negócio. Onde abrir loja, alocar sua distribuidora, distribuir seus representantes comerciais, encontrar qual a melhor região para investir em marketing, em qual local se encontra seu público, o seu concorrente, a oferta, o seu produto, o preço. Esses múltiplos fatores importam para cada segmento e é diferente de acordo com cada empreendimento.