A definição do segmento de clientes é um conceito aplicado para a construção de estratégias empresariais, cujo principal objetivo é entender quem é o consumidor e, assim, traçar ações voltadas especialmente para o perfil do cliente ideal.
Os meios de se fazer essa segmentação são baseados em estudos e análises de dados de diferentes tipos. Foi notando a necessidade de um software onde todo esse processo é automatizado que surgiu o Economapas. A principal vantagem da plataforma é que reduz o tempo de análise, além de fornecer dados confiáveis e atualizados.
Ao longo deste artigo você vai descobrir todas as formas que o Economapas auxilia nesse processo. Confira!
B2B ou B2C: os tipos de segmentação de clientes que o Economapas fornece
Para empresas B2B, o software de geolocalização do Economapas fornece uma variedade de dados para criar um segmento de clientes, por exemplo:
- CNPJs ativos;
- segmento da empresa: ou seja, qual é o ramo de atividade das companhias ativas.
- hábitos de compras;
- localização da empresa.
Já para empresas B2C, os dados geográficos e demográficos que seu negócio pode obter para fazer a segmentação são:
- faixa etária do público;
- gênero;
- estado civil;
- localização;
- classe social;
- hábitos de consumo.
Ao implantar o Economapas, sua empresa tem uma cobertura de informações que abordam diferentes segmentações de clientes como:
- geográfica: informa limitações geográficas e, consequentemente, insights para desenvolvimento de produtos para determinadas regiões;
- demográfica: permite uma estratégia de criação, vendas e distribuição de produtos mais assertiva;
- comportamental: auxilia na maior precisão de ações de marketing.
Os diferenciais do Economapas para o segmento de clientes do seu negócio
O Economapas é uma plataforma em constante evolução e que conta com pilares, como algoritmos de geolocalização, projeções e inferências estatísticas, sempre atualizados. Tudo para atender melhor os clientes.
A facilidade de uso para a segmentação de clientes é outro diferencial da plataforma. Isso porque o sistema foi desenvolvido para que, com poucos cliques, seja possível acessar diversas informações importantes em uma mesma tela.
De forma geral, o segmento de clientes se torna muito mais simples e rápido, veja alguns dos processos que são otimizados:
- definição da estratégia de marketing conforme perfil socioeconômico e de consumo do público local;
- análise geográfica de vendas por estabelecimento, ou território, integrada aos fatores socioeconômicos;
- análise detalhada do perfil de consumo e concorrência no entorno do negócio;
- definição da estratégia de marketing e mix de preço/produto conforme perfil de consumo local.
Na hora de definir o segmento de clientes com o Economapas, basta que você faça o cadastro do local desejado e identifique possíveis concorrentes, clientes, público-alvo e oportunidades de mercado para seu negócio, tudo intuitivo e fácil.
E agora que você já sabe como a segmentação de clientes pode ser assertiva e segura com o Economapas, fale com nossos especialistas e comece hoje mesmo a conhecer as informações baseadas em mais de 500 bases de dados nacionais!