Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o segmento de franquias de saúde, beleza e bem-estar aumentaram 3,1% em 2021 em relação a 2020. O que o futuro franqueador precisa saber é que, embora o aumento não se deu ao franchising de todos os segmentos, podemos esperar um aumento após o fim da pandemia do covid-19.
Para você que está pensando em tornar o seu negócio uma rede de franquias, este artigo vai ajudar a dar os primeiros passos!
O que fazer antes de transformar seu negócio em uma rede franquias
Para tornar sua empresa em uma rede de franquias, é preciso ter alguns pontos bem definidos para evitar desgastes futuros (tanto na administração interna quanto na relação com os franqueados). Veja quais:
Planejamento de expansão
É necessário compreender que a venda das unidades do seu negócio só vai resultar em uma rede de franquias de sucesso se os franqueados interessados seguirem o perfil ideal da sua empresa.
Em caso de abertura de novas unidades franqueadas, ou seja, não apenas da venda de pontos já existentes, é preciso direcionar uma atenção especial para a localização. Seja para abrir unidades e vendê-las depois, ou exigir que os franqueados abram o negócio em determinado local, saber onde isso pode ser feito é muito importante.
Muitas franquias acabam não dando certo por conta da escolha errada de pontos comerciais, então tenha um planejamento muito cuidadoso nesse quesito.
Elaboração do modelo de negócios
Para que os futuros franqueados saibam tudo sobre a marca da empresa, é preciso considerar desde o padrão da estrutura do local, até a maneira de atendimento, cultura e como a unidade fará valer o nome da marca.
Todo o conhecimento que você (o franqueador) possui sobre sua empresa deve ser aplicado no modelo de negócio, que será usado como um manual para os futuros donos das franquias.
Além disso, o plano de negócios deve incluir os custos como royalties, taxa de franquia e, se for o caso, consultorias.
Quais são os próximos passos para o franqueador?
Depois do planejamento de expansão e modelo de negócio, o franqueador deverá selecionar os franqueados, assim como trabalhar em cima da divulgação e gestão das novas unidades:
- seleção de franqueados: a escolha deve se basear no perfil dos franqueados, que precisam ser capazes de gerir a unidade;
- gestão: focada no relacionamento com os franqueados e também com os clientes da empresa como um todo, não apenas de certa franquia;
- estratégias de comercialização: divulgação planejada da rede de franquias por meio de ações de marketing, assessoria de imprensa etc.
Agora que você já sabe o que fazer inicialmente para ser um franqueado, obtenha recursos para diminuir os riscos e estudar a viabilidade dessa expansão com a Nology.