De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) 25% dos negócios novos costumam fechar antes de completar dois anos. Por isso, pequenas empresas que querem se destacar e se manter no mercado, precisam ir além de uma boa gestão administrativa. Entenda melhor!
Como pequenas empresas podem se destacar no mercado
Existem diversas formas de se destacar no mercado, mas algumas delas são pilares essenciais para o desenvolvimento de qualquer estratégia:
- saber qual é seu nicho de atuação:
- conhecer sua concorrência;
- usar ferramentas tecnológicas.
Encontre seu nicho de mercado
Pequenas empresas que atuam em um nicho de mercado mais específico têm mais facilidade de se destacar e entregar produtos ou serviços com mais valor agregado. Por isso, o empresário deve buscar um nicho de mercado que ainda não foi atendido e o que ele realmente quer.
Um grande erro do pequeno empresário é achar que quanto mais amplo for seu público-alvo, melhor. A verdade é que, em muitos casos, vender para todo mundo não é a melhor estratégia para empresas menores. Ou seja, procure segmentar o seu mercado para aumentar as chances de sucesso da empresa.
Conheça sua concorrência
Conhecer bem as estratégias dos seus concorrentes é importante para médias, grandes e pequenas empresas. Afinal, saber como seu público-alvo reage a outras empresas é uma maneira de acertar com os erros dela e saber o que você pode fazer de diferente. Para isso:
- levante dados: uma boa estratégia não é eficaz se não houver análise de dados. Pesquise os produtos da concorrência, preços, logística, distribuição e até mesmo pontos comerciais;
- torne-se cliente do concorrente: essa é uma maneira que, embora não muito comum, permite compreender melhor como os concorrentes se comunicam com os clientes, tanto na pré-venda, quanto pós-venda.
Use ferramentas tecnológicas
Além de gerenciar um negócio inteiro, muitos empreendedores têm o costume de fazer atendimento, cuidar do marketing, financeiro e pesquisa de mercado sozinhos. Mas existem softwares que são capazes de otimizar muitos desses processos.
Quando falamos de entendimento de mercado, pesquisa de público-alvo e viabilidade de expansão do negócio, ferramentas de geolocalização, como o Economapas, são capazes de fornecer informações de forma prática, rápida e muito mais detalhada para:
- desenvolver ações de marketing mais direcionadas e com maior probabilidade de retorno;
- aumentar suas vendas acessando informações de territórios, concorrência, fluxo de pessoas na região do seu ponto de venda, perfil de público-alvo, potencial de consumo e até mesmo base de empresas ativas;
- gerir sua distribuição e vendas de acordo com o perfil e evolução do mercado em cada uma das regiões.
Você empreende uma empresa pequena? Então chegou a hora de obter os melhores recursos para crescer e se destacar no mercado, conheça as soluções da Nology!