Um dos maiores problemas com a implementação de uma estratégia empresarial é saber por onde começar e ter em mente as chances de crescimento. Por isso, algo que toda empresa precisa ter em mente é a real viabilidade de negócio, baseando-se em dados e variáveis do mercado. Entenda melhor o que é e como fazer esse estudo!
Por que fazer um estudo de viabilidade?
Analisar a viabilidade de um negócio é fundamental para projetar o futuro com base em um planejamento e, claro, no cenário atual do mercado. Com o estudo, é possível traçar metas objetivas e concretas para a realidade da empresa, diminuindo o risco de falhas nos processos e estratégias internas.
E não apenas isso, com essa análise é possível prever a porcentagem de crescimento e expansão de um negócio e se ele tem chances de prosperar efetivamente com os produtos, regiões e/ou serviços que oferece para o público-alvo previamente definido.
Com o estudo de viabilidade de negócio, o empreendedor terá uma visão melhor sobre a demanda e o cenário técnico e econômico da empresa, além de:
- estar melhor preparado e até evitar prejuízos;
- reduzir riscos envolvidos no projeto;
- tomar decisões com maior segurança;
- segurança na tomada de decisões;
- desenvolver uma estratégia sólida focada na consolidação do negócio no mercado;
- estrutura sólida para que seu projeto possa se consolidar no mercado.
Como desenvolver um estudo de viabilidade de negócio
O primeiro passo para analisar a viabilidade de negócio é a pesquisa de mercado, fundamental para desenvolver um planejamento estratégico e sem “achismos”. Um bom estudo de mercado envolve não apenas informações gerais do seu público-alvo, mas também:
- estudo de segmentação geográfica;
- tendências de consumo;
- perfil do consumidor da região onde a empresa atua;
- perfil de consumo da classe social que o seu negócio está mirando;
- viabilidade do ponto comercial e/ou raio de atendimento (em caso de delivery ou e-commerce);
- análise de concorrentes.
Quando bem aprofundadas essas informações se tornam de grande valia para entender o ponto de equilíbrio, o custo de crescimento e oportunidades da empresa. Com elas em mãos, a análise de viabilidade pode seguir para a aplicação dos pilares do estudo de viabilidade baseados em: projeção de receitas, previsão de custos, despesas e investimentos, além de projeção de fluxo de caixa.
Para isso, é interessante usar indicadores comuns como a Taxa Mínima de Atratividade (TMA), Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR);
Por fim, é preciso fazer a identificação dos resultados, unificando os dados coletados para projetar ações, estratégias e investimentos para o futuro.
Agora que você já sabe a importância e os pilares do estudo de viabilidade de negócio, está na hora de conhecer um software que permitirá seu negócio dominar o mercado com o uso da tecnologia: o Economapas. Com ela, você poderá:
- planejar melhor sua expansão ou abertura de negócio;
- traçar campanhas de marketing mais assertivas;
- umente suas vendas usando informação;
- e muito mais!
Conheça todos os recursos de geolocalização que o Ecomapas pode oferecer para seu negócio!