Geração de leads qualificados: Qual o conceito e como gerar leads em sua empresa

Muitos empreendedores e profissionais do marketing cometem erros crassos na hora da geração de leads, pulando etapas importantes do processo, como por exemplo, desrespeitar os princípios do funil de vendas, nutrir os leads de forma equivocada e esquecer do call to action nos emails.

Porém não se preocupe. Este artigo irá trazer o necessário e essencial para que você entenda o conceito da qualificação de leads e como não cometer esses tipos de erros.

O que é lead?

Lead é um potencial consumidor que deixa algum tipo de contato ou informação pessoal para sua empresa. Ou seja, quando alguém acessa o seu site ou outros canais de comunicação, faz algum tipo de interação como pedir um orçamento, preencher um box de contato ou formulário, entra em contato com a equipe de atendimento fornecendo algum dado pessoal, ela deixa de ser visitante e passa a ser um lead.

Além disso, uma pista geralmente significa que a pessoa está muito interessada no que você oferece e/ou no que você tem a dizer. Esta é uma oportunidade para você descobrir mais sobre seus clientes e o que eles precisam. Então, como você obtém leads de plataformas de mídia social? Você tem que identificar e analisar cada lead, porque cada lead tem necessidades diferentes. E isso pode ser melhor destrinchado através do funil de vendas.

O que é e como gerar leads qualificados

O lead qualificado é o lead que está apto e mais próximo de comprar o seu produto ou contratar o seu serviço. Para estar nessas condições, é necessário o lead passar pelo processo de Inbound Marketing, que consiste na nutrição e qualificação.

Ele pode estar pronto para fazer uma compra agora mesmo, e se você estiver visando a pessoa certa, ele será um cliente perfeito para sua empresa. Aqui estão algumas maneiras de você fazer a gerar leads qualificados a partir das mídias sociais:

  • Escreva conteúdos informativos e valiosos diretamente para seus leads qualificados;
  • Use iscas digitais, através do Facebook, webinar ou e-book, para despertar cada vez mais o interesse;
  • Seja claro com sua chamada para ação e coloque seu CTA em cada e-mail que você enviar para o lead.

Qualificação e nutrição de leads

A qualificação de leads é o processo de identificação de quem têm mais chances de fechar negócio com a sua empresa entre os contatos que já estão no funil. A intenção é tornar o processo de vendas mais eficiente, já que os vendedores vão abordar apenas quem realmente pode se tornar cliente.

O processo de nutrição visa conquistar a confiança dos leads, portanto é necessário que haja o engajamento pela equipe de marketing a fim de construir e consolidar o relacionamento com eles e enviar informações relevantes para guiar o amadurecimento da decisão de compra. Por fim, o marketing passa o lead para a equipe de vendas, que é quando a conversão acontece.

Por que é importante gerar leads qualificados?

Gerar leads qualificados permite que você se concentre nas pessoas que têm mais chances de se converterem em uma venda e não perca tanto tempo com o resto, e é aqui que se torna importante ter uma boa maneira de qualificar os contatos. Isto significa que você precisa ser capaz de separar os contatos que não são qualificados o suficiente daqueles que são. Para fazer isto, você precisará implementar alguns sistemas para medir e analisar o desempenho do processo de geração de leads. Pode ser medindo quantas pessoas clicam em suas ofertas e quantas delas se convertem em vendas. A nutrição é um processo contínuo, começando antes de gerar leads e continuando mesmo depois de se tornarem clientes. Isto envolve o desenvolvimento sistemático de estratégias de vendas para construir um relacionamento com leads e ajudá-los a se tornarem clientes em um curto período de tempo. A intenção é evitar perdê-los quando eles se tornarem clientes e fidelizá-los após a compra realizada.

Como o geomarketing pode te ajudar a gerar leads qualificados

Você pode alcançar mais clientes potenciais aumentando a taxa de conversão da estratégia de marketing. O geomarketing é um dos métodos de marketing mais interessantes para gerar leads qualificados, sendo baseado na localização do público-alvo ou na proximidade do centro de serviços. Isto pode ser feito analisando dados como: para onde eles vão, o que eles estão procurando on-line e com que frequência visitam seu website. Então, você terá que definir onde seu público-alvo está localizado .Para melhorar a taxa de conversão das campanhas de geomarketing, é muito importante pensar no tempo e esforço que você vai gastar em sua campanha.

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