Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Inteligência de mercado e marketing – Metodologias que irão te diferenciar da concorrência

Inteligência de mercado é um importante conceito para empresas que querem estar um passo à frente da concorrência e inovar nos negócios. Essa metodologia tem por objetivo trazer para a empresa mais conhecimento sobre seu segmento de atuação.

Apostar na inteligência de mercado reduz as chances de aplicar recursos em maus investimentos, fazendo com que a empresa invista em ações mais precisas e se destaque no mercado.

Então continue aqui com a gente para ver mais sobre essa estratégia e como aplicá-la de forma correta.

O que é inteligência de mercado?

Inteligência de mercado é a técnica de realizar o levantamento e monitoramento de dados relacionados à empresa, como por exemplo o relacionamento com os clientes, tendências do segmento de atuação, comportamento do público-alvo e atividades da concorrência. Essa análise contribui para tomadas de decisões assertivas, otimizando os resultados das estratégias implementadas na organização.

A empresa deve investir em ferramentas e softwares capazes de capturar informações relevantes para suas operações.

Como aplicar a inteligência de mercado nas estratégias de marketing

A aplicação da inteligência de mercado em estratégias de marketing é fundamentada a partir de um estudo qualificado que é usado para interpretar os dados comportamentais detalhados do público-alvo, tornando-o mais engajado com sua marca e mais suscetível à compra.

Primeiramente é importante definir os indicadores de desempenho, para em seguida escolher as ferramentas que serão usadas para coletar os dados e informações necessárias e, por fim, as informações disponíveis precisam ser analisadas para que se consiga chegar a conclusões mais precisas para evitar quaisquer tipos de problemas que a sua empresa pode vir a enfrentar.

Esse processo facilita descobrir se o sistema de inteligência de marketing escolhido é suficientemente eficaz para manter ou elevar seus padrões.

Indicadores de desempenho

Estudar o mercado é o passo inicial para implementar a inteligência de mercado e definir os índices de performance (KPIs).

Identifique quais são os pontos a serem trabalhados, como por exemplo o objetivo e público alvo da empresa.

Ferramenta de informações

Com os indicadores definidos, escolha as ferramentas que irão ajudar na análise e monitoramento dos dados com recursos que podem oferecer todas as informações buscadas.

Configure a ferramenta de forma adequada para garantir informações autênticas que serão utilizadas nas estratégias de marketing.

Qualidade e interpretação dos dados

A análise detalhada faz parte do tratamento e limpeza dos dados. Isso significa que os dados devem ser adequadamente segmentados, organizados e filtrados, para que não ocorra nenhum erro que possa comprometer o andamento do trabalho.

Quando a qualidade dos dados coletados já está garantida, eles precisam ser interpretados para entender o motivo de cada acontecimento para que a sua empresa possa melhorar seus resultados. A interpretação se utiliza dos KPIs escolhidos previamente e de outros fatores.

Vantagens da inteligência de mercado

A inteligência de mercado apresenta vantagens extremamente interessantes que podem ajudar sua empresa a alcançar seus principais objetivos

Mas para isso, os responsáveis devem ser capazes de analisar todo o cenário externo para criar estratégias de marketing adequadas.

Melhor tomada de decisões

As informações coletadas o ajudarão a tomar melhores decisões. É possível ter uma visão mais precisa das atividades do público-alvo de sua empresa. Isto o ajudará a tomar decisões mais eficazes.

Maior posição no mercado

A inteligência de mercado permite que você aproveite os benefícios do mercado e se aproxime dos clientes ideais. Ela permitirá que você desenvolva sua marca e mantenha ou eleve seus padrões.

Redução dos riscos

Ao saber o que está acontecendo no mercado, você pode planejar suas ações com mais precisão e aumentar o desempenho da sua empresa.

Isso te dá margem para prever as movimentações da economia e da concorrência, sabendo de antemão os riscos e possíveis perdas a fim de conseguir se adaptar e transformar seu produto e/ou serviço.

Análise de dados

A análise de dados é um aspecto importante da inteligência de mercado. Ela permite que você colete e analise dados para tomar decisões. Com as informações coletadas, você pode conhecer a eficácia das ações tomadas e melhorá-las.

Eficiência

A inteligência de mercado pode ajudar você a economizar tempo e dinheiro em sua empresa. Ela o ajudará a tomar decisões mais eficazes e eficientes por meio da coleta e análise de dados estratégicos através de insights direcionados.

E para haver eficiência, é necessário investir na automatização de tarefas e processos através da implementação de aplicações e softwares que facilitem esse trabalho.

Afinal, coletar dados para tratamento e obtenção de insights significa adquirir informações secretas. Sem as ferramentas e os processos adequados essas informações jamais seriam obtidas.

Ao aplicar esse método nos negócios, há o aumento da eficiência em todos os níveis, do estratégico até o operacional.

Como o Economapas te ajuda com essa estratégia

Economapas é uma empresa especializada em Geomarketing, Big Data e inteligência de mercado. Por meio da nossa plataforma, que utiliza mais de 500 bases de dados, oferecemos informações importantes de consumo, concorrentes, clientes e tudo mais que te apoia na identificação das melhores oportunidades de negócio.

Quer saber sobre a plataforma? Faça o teste grátis de 7 dias e descubra como podemos ajudar você a levar seu negócio para o próximo nível.

Artigos relacionados