Diariamente decisões são tomadas nas empresas. As pessoas responsáveis pelos cargos de gestão estão a todo momento pensando em quais estratégias e caminhos seguir para obter resultados satisfatórios para os negócios.
Além disso, as decisões devem ser tomadas não somente por razões comerciais, mas também para manter a dinâmica interna da empresa. É um processo que deve ser realizado todos os dias para garantir que a empresa possa crescer, que seja competitiva e que possa ganhar dinheiro. A primeira decisão é tomada pelo CEO, mas a decisão que mais provavelmente será tomada é a decisão que o conselho de administração tomou. O CEO tem a responsabilidade de escolher a melhor opção, tomando as decisões que são mais importantes para a empresa.
Como resultado, o CEO pode optar por se concentrar em uma área, ou levar em consideração várias áreas. Em qualquer caso, o CEO deve tomar a decisão que irá melhorar o desempenho da empresa a partir dos modelos de tomada de decisão.
Modelos de tomada de decisão empresarial
Saber quais tipos de tomada de decisão na empresa são mais usados é essencial para entender qual a melhor maneira de encarar os desafios e problemas que surgem nas organizações.
Para que você nunca cometa um erro em suas escolhas, é importante saber que tipo de decisão é melhor para você. Aqui apresentamos os 5 principais tipos de tomada de decisão na empresa.
1- Intuitivo
A forma intuitiva é uma das maneiras mais simples de tomar uma decisão. Ela pode ser um ponto de equilíbrio entre conhecimento e prazer, gerando opiniões que podem ser úteis na hora de tomar uma decisão.
A tomada de decisão intuitiva se baseia em confiar na decisão que parece certa, sem necessariamente pensar na lógica que está por trás desta escolha.
Um exemplo disso pode ser a decisão de usar um determinado sistema. Você gosta dele depois de alguns minutos de testes e já decide implementá-lo ao invés de compará-lo a outros tipos de sistemas. Assim, poderia determinar qual deles agregará mais valor ao negócio.
2- Racional
A tomada de decisão racional é o tipo de decisão que a maioria das pessoas quer aplicar. É o ato de se utilizar a lógica para determinar o que é melhor.
A maneira racional é uma das maneiras mais complexas de tomar uma decisão. Entretanto, é uma decisão que se baseia em fatos, é o resultado de uma cuidadosa consideração e é a decisão mais precisa .Além disso, é uma decisão que é o resultado da análise e se baseia na experiência e no conhecimento.
Uma maneira de fazer isso pode ser listar todas as possíveis opções de investimento em marketing, orçamentos, dados e prazos. Analisando essa combinação de dados e informações é que você vai descobrir, de forma racional, quais métodos farão seu negócio atingir seu melhor potencial.
3- Através dos valores
Todos têm um conjunto único de valores, habilidades e experiências adquiridos ao longo da vida. Estes fatores podem influenciar a forma como tomamos decisões no trabalho.
Ao contrário da intuição, que é algo espontâneo que surge naquele momento, a decisão baseada em valores leva em conta o que você acredita que será a melhor opção.
4- Colaborativa
Maneiras colaborativas são exatamente o que o nome sugere. Em vez de tomar uma decisão sozinha, sem ajuda de ninguém, você decide com um grupo de pessoas, seguindo o mesmo conjunto de modelos que os anteriores.
5- Baseada nos especialistas
Quando é preciso tomar uma decisão e nenhum dos modelos acima se encaixa ou não são tão úteis para tomar uma decisão, é o momento de buscar especialistas nessa área.
Essas pessoas são estudadas, preparadas e já vivenciadas para surgir com novas ideias e soluções específicas. É por conta disso que esse é um modelo bastante utilizado atualmente, e ajuda muitas empresas a alavancarem seus negócios.
Uma verdade é que, dependendo do contexto, um determinado processo de decisão pode ser o mais apropriado para uma determinada mente, portanto, não se fixe em um modelo, saiba como escolher aquele que o ajudará na situação específica.
Portanto, em qualquer caso, há uma série de modelos para tomar uma decisão, mas o mais adequado para você será aquele que você sabe como aplicar, por isso é essencial aprender como escolher o modelo de decisão mais adequado em cada situação. O objetivo deste artigo é ajudar você a tomar a melhor decisão possível. Em qualquer caso, certifique-se de conhecer o melhor modelo de tomada de decisão para você.
A empresa Economapas usa conceitos como Big Data e inteligência de mercado para facilitar a tomada de decisão organizacional. Por meio do geomarketing, avançados métodos computacionais e estatísticos, o software fornece informações relevantes, de forma intuitiva e confiável, para ajudar gestores de todas as empresas em seu planejamento estratégico.