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Monitoramento da concorrência: por que essa informação é tão importante?

O monitoramento da concorrência busca compreender um dos principais pilares para o sucesso de uma empresa: sua capacidade de competitividade no mercado.

Segundo Michael Porter, em seu livro Competition in Global Industries, as variáveis que influenciam o crescimento de um negócio abrangem rivalidade entre os concorrentes, poder de negociação dos clientes e dos fornecedores, ameaça de entrada de novos competidores e de produtos substitutos.

Portanto, ao monitorar adequadamente a concorrência, é possível conferir às organizações grande capacidade para desenvolvê-las, uma vez que esse monitoramento pode ensinar a você novas técnicas de marketing e de persuasão, possibilitando o crescimento do seu negócio.

Neste artigo, apresentamos algumas dicas para você embasar sua pesquisa em dados reais e usar ferramentas adequadas para a fundamentação da sua análise. Confira!

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As newsletters possibilitam que você acompanhe as atualizações nos sites de seus concorrentes, como:

  • assuntos discutidos;
  • posts mais recentes do blog;
  • palavras-chave escolhidas;
  • frequência de postagem;
  • tipo de material disponibilizado (e-books, gráficos, infográficos, entre outros);
  • estratégias de relacionamento com o público — tom de voz, métodos de abordagem, entre outras informações.

O modelo de trabalho adotado pela concorrência não precisa ser reproduzido fielmente, mas você pode estabelecer as estratégias mais adequadas para a sua audiência a partir dos insights obtidos e aprender com os erros dos outros para agir de forma proativa e não corretiva.

Analise os canais de comunicação dos concorrentes

Os canais de comunicação com o público são, principalmente, o setor de atendimento disponibilizado no site institucional das empresas e nas redes sociais.

O monitoramento desses ambientes é essencial para mapear as ações dos concorrentes, principalmente em relação ao engajamento dos clientes, para que você consiga entender os motivos pelos quais eles preferem outra marca que não a sua.

Comece com a análise do website dos concorrentes para dimensionar a eficácia das estratégias utilizadas. Uma das plataformas mais utilizadas para essa função é o Google Analytics, que monitora dados de tráfego como origem, taxa de rejeição e tempo de permanência. O interessante também é correlacionar esses dados com dados de mercado e geolocalizarmos, assim aumentamos muito nossa inteligência competitiva.

Use ferramentas adequadas para a coleta de dados

Dados mais precisos sobre o mercado são essenciais para o monitoramento da concorrência. Fontes confiáveis são imprescindíveis, assim como o uso de ferramentas adequadas.

Órgãos e empresas que têm uma metodologia eficiente de pesquisa, como o IBGE, Banco Central, Ministérios do governo, são alguns exemplos dessas fontes confiáveis.

O uso de soluções de geomarketing, por exemplo, transforma informações demográficas, de mercado e socioeconômicas em relatórios de dados relevantes, possibilitando a análise e a tomada de decisão em diversos segmentos de atuação.

De forma totalmente automatizada, essas ferramentas coletam e cruzam as informações de mercado para agilizar o monitoramento e a aplicação de estratégias de expansão e desenvolvimento de produtos e serviços ou de vendas e marketing.

O monitoramento da concorrência permite que você aprenda com os erros dos outros, posicione adequadamente sua marca, reconquiste clientes perdidos e desenvolva uma proposta única de vendas, de modo que seus produtos e serviços se destaquem em relação aos seus concorrentes.

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