Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

O que considerar na hora de expandir seu negócio

Expandir seu negócio não é uma tarefa fácil. Para que a ação seja bem sucedida, é preciso analisar muito bem o cenário interno e externo da empresa. Sabendo disso, preparamos este artigo com pontos importantes que todo empreendedor deve saber antes da expansão. Veja!

Conheça bem as tendências do mercado do seu negócio

Considere as tendências para o segmento de mercado do seu negócio. Se, por meio de pesquisas com o público e estudos de marketing, você perceber bons números de compras e, principalmente, expansão de empresas do mesmo segmento que o seu, pode ser hora de crescer.

Outro indicador é a lealdade e crescimento do número de clientes. Seja o seu negócio físico ou digital, notar a localização do seu público se faz importante para descobrir se a abertura de uma nova unidade é necessária, ou até realizar entregas em lugares novos.

Dentre os sinais que você deve ficar atento estão:

  • perguntas e pedidos para a empresa atender em outras localidades;
  • clientes que residem em lugares distantes da sua empresa e se deslocam, ou pagam fretes altos, exclusivamente para terem o seu produto ou serviço;

Realize a análise SWOT antes de expandir seu negócio

A análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats ou, em português, Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) é uma tática importante para se fazer antes de expandir seu negócio.

Nela, o empresário deve analisar pontos como:

  • o que a empresa realiza muito bem;
  • qual o diferencial do negócio;
  • quais são as vantagens competitivas;
  • o que pode ser aprimorado;
  • quais são as tendências do setor em que a empresa atua;
  • quais são os hábitos de consumo do seu público-alvo;
  • quais são os concorrentes e suas estratégias;

Todas as respostas dessa análise irão indicar se realmente a expansão é viável e como ela deverá ser feita.

Verifique a lucratividade do seu negócio

A decisão de expandir seu negócio deve ser feita com muito cuidado. Além das informações coletadas por meio de ferramentas, estudos de marketing e outros modelos (como a análise SWOT), é necessário verificar os lucros do negócio.

Para a análise da lucratividade, você deverá mensurar questões como sazonalidade, demandas e ganhos contínuos.

Entenda qual é o melhor modelo de expansão

A expansão de um negócio pode ser feita de diferentes formas. Considerar todas é uma ação bem indicada antes de bater o martelo e partir para a ação. Veja só algumas opções:

  • abertura, ou migração total, para loja online;
  • abertura de filiais;
  • fusão com empresas parceiras;
  • adesão de novos canais de vendas;
  • adesão de distribuidores e representantes;
  • aumento de opções de produtos ou serviços.

O crescimento de uma empresa é o desejo de muitos empreendedores e, quando o negócio é bem administrado, se torna algo natural. Mas, antes de expandir seu negócio, é necessário analisar muito bem.

O Economapas é uma ferramenta de geolocalização que tem tudo para você planejar sua expansão com toda a segurança possível e maior potencial de faturamento. Fale conosco!

Artigos relacionados