Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

O que é BI e por que você precisa investir nele?

O mundo dos negócios vive de mudanças e, para crescer, é preciso estar a par das novidades tecnológicas e principalmente do comportamento do seu público-alvo. Informação e dados são bens preciosos nos dias de hoje e, para tornar a análise dessas informações mais precisa, existe um conceito chamado BI. Mas o que é BI?

Neste artigo você vai entender melhor a estratégia e por que investir nela.

Você sabe o que é BI?

Business Intelligence (BI ou Inteligência de Negócios) é uma estratégia de coleta e monitoramento de informações que auxiliam no crescimento inteligente e saudável do negócio, viabilizando uma melhor tomada de decisões.

Os dados e informações utilizadas pelo Business Intelligence servem para descobrir padrões de comportamento de sua equipe ou público-alvo, avaliar desempenho e otimizar estratégias. O conceito só é do jeito que é hoje devido ao big data. Ambas estratégias estão conectadas e falaremos disso a seguir.

Qual é a relação de BI e big data?

Para compreender melhor o que é BI é preciso entender o big data, afinal, a base da Inteligência de Negócios é o dado.

Logo após as ferramentas de big data tornarem-se mais acessíveis para profissionais de outros ramos, além do de tecnologia, o BI passou a crescer. Mas, mesmo conectados, eles não são sinônimos.

O big data é um conjunto de ferramentas focadas no armazenamento e processamento de dados, não entregando análises muito detalhadas que, muitas vezes, o time de marketing de uma empresa precisaria, por exemplo.

Já no BI, além de coletar e organizar dados, são disponibilizadas informações estruturadas, permitindo uma análise detalhada.

Qual a importância do BI para empresas?

A área de marketing é uma das mais beneficiadas quando falamos em Business Intelligence, uma vez que, com a estratégia, fica mais fácil prever o comportamento do consumidor e também avaliar a eficácia dos seus processos.

Veja, os benefícios que o BI leva para empresas:

  • gerenciamento de informações: ferramentas de BI são capazes de gerenciar informações de forma automática e assertiva;
  • detecção de erros: para que um processo seja sempre melhorado é preciso identificar as falhas. Esse é outra coisa que o BI é capaz de realizar por meio de extração de informações;
  • melhora da experiência do cliente: não é incomum não saber os motivos do seu site estar com pouco tráfego e os leads pararem de chegar. Com os softwares de BI é possível ter em mãos dados importantes para identificar o exatamente não está dando certo;
  • aumento de competitividade: quando a companhia se torna capaz de avaliar seus processos, identificar erros e implementar melhorias, ficar a frente no mercado é uma consequência.

Por fim, saber o que é BI é também compreender que não se trata apenas de uma ferramenta, mas sim uma estratégia. Não apenas para identificar o que pode ser melhorado, ela serve como medidas preventivas também.

Para continuar aprendendo mais sobre o mundo de estratégias de mercado, negócios e marketing, continue acompanhando o blog da Nology!

Artigos relacionados