O que é geração de Leads?

A geração de Leads é o processo de atrair clientes em potencial para o seu empreendimento, a geração de Leads ocorre através do engajamento com o usuário com o intuito de atraí-lo para que se torne um consumidor do seu produto.

A geração de Leads é um método não invasivo de captar potenciais clientes, uma vez que tem como princípio a interação do usuário com o conteúdo do seu negócio! Hoje em dia, geração de Leads é um ponto crucial da relação entre a empresa e o potencial consumidor, uma vez que difere muito de métodos invasivos como ligações de telemarketing, por exemplo.

Neste artigo, vamos elaborar um pouco sobre o que é geração de Leads, mas antes vamos definir o que é um lead.

O que é um lead?

Lead é um termo emprestado da língua inglesa que define qualquer potencial cliente. A principal característica de um lead é que ele, geralmente, conhece os produtos ou serviços ofertados pela empresa após um primeiro contato, seja através de formulários preenchidos em sites da web ou entrando em contato direto com a sua empresa. Deste modo é feita a geração de Leads.

Hoje em dia, a geração de Leads é um processo importante para qualquer empreendimento que esteja buscando aumentar seus negócios, uma vez que há uma forte interação entre a prospecção de clientes e as ferramentas de automatização, como os ChatBots, por exemplo.

Um dos maiores erros das estratégias de Inbound Marketing é a falta de foco em resultados. Neste sentido, uma estratégia orientada à geração de Leads pode ser o ponto chave que falta para um negócio bem-sucedido.

Para um negócio bem-sucedido, é necessário ter uma boa estratégia de marketing!

Como ocorre a geração de Leads?

Como dissemos logo acima, a geração de Leads ocorre com um primeiro contato de um cliente em potencial com o produto ou serviço da sua empresa. Isto acontece através da coleta de informações de contato que são voluntariamente disponibilizadas pelo cliente. É essa a grande diferença entre a geração de Leads e um serviço de propaganda que depende, por exemplo, de uma divulgação aleatória e que não possui foco em resultados.

Justamente por isso que a geração de Leads é tão importante! Ela já começa um passo à frente, uma vez que o próprio cliente em potencial já depositou sua confiança no serviço ao fornecer suas informações de contato.

As etapas do processo de geração de Leads

Agora que conhecemos a importância do Lead e do processo de geração de Leads, vamos ver como funcionam suas etapas:

Primeiro, um visitante descobre o seu empreendimento através de um dos seus canais de marketing, pode ser um site, blog, página em rede social, etc. Assim começa a geração de Leads.

Em seguida, esse visitante tem o primeiro contato com o serviço ofertado.

Aqui entram as diferentes estratégias para fazer a geração de Lead. Por exemplo, pode-se criar um formulário de contato pop-up, ou oferecer recompensas para visitantes que se cadastrem na página do seu negócio, como e-books ou ofertas de testes do serviço.

O termo utilizado para esse tipo de engajamento é “call-to-action”, também conhecido como “CTA”, trata-se de um link ou uma interação que o cliente opta por ter com o seu negócio, fazendo com que ele tome a iniciativa de fornecer suas opções de contato.

Após acessar o conteúdo da sua página, seja ele uma oferta ou um simples formulário de contato, o visitante preenche com suas informações de contato e pronto, está feita a geração de Lead!

O que é a geração de Leads qualificados?

É preciso compreender que há diferentes classificações de Leads, e cada tipo de Lead pode se enquadrar em uma etapa distinta do ciclo de vida do consumidor. Isso tudo depende do tipo de serviço ou produto que o Lead está procurando.

Por exemplo, Lead qualificado de vendas é um contato que, através das informações fornecidas e do meio de geração de Leads, representa um potencial cliente para a compra de um produto.

Mas há outros tipos de Leads, como um Lead qualificado de serviços, por exemplo, que indica, através da forma como é feita a geração de Leads, que se trata de um Lead que está buscando contratar algum serviço específico.

Por isso, o método de geração de Leads, quando bem elaborado, pode ser uma estratégia para otimizar suas vendas, uma vez que já indica a intenção do Lead em fornecer o contato ao seu empreendimento.

Nós da Economapas trabalhamos com ferramentas de geomarketing para te auxiliar no processo de geração de Leads qualificados

Estratégias de captação de Leads

Como dissemos, para haver a geração de Leads, é necessário oferecer algo que desperte a atração do consumidor em fornecer seu contato. Mais do que isso, uma boa estratégia de geração de Leads é capaz de não apenas coletar as informações de contato, mas engajar o cliente.

Para isso, pode-se recorrer a algumas estratégias, como a oferta de recompensas (como e-books gratuitos ou períodos de teste), mas há também outras estratégias como o uso de Redes Sociais para melhorar a interação com o usuário ou fazer a captação de Leads através de Blogs.

A vantagem de uma captação em postagem de Blog, por exemplo, é que você pode criar um conteúdo que fale sobre determinado produto, já atraindo possíveis clientes que estejam buscando conhecer aquele produto ou serviço.

Então aproveite os melhores recursos para uma boa estratégia de geração de Leads!

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