Uma informação que todo empreendedor deve ter é: quem é o seu cliente e por que ele escolheria o seu produto? Saber disso só é possível com a segmentação de mercado.
Quer saber o que é e como elaborar essa estratégia? Continue lendo o artigo!
O que é segmentação de mercado e qual sua importância?
A segmentação de mercado é o ato de separar o público do seu negócio baseando-se nas suas principais características, como:
- idade;
- sexo;
- principais necessidades;
- comportamentos;
- estilo de vida;
- onde mora.
Ou seja, segmentar o mercado é definir seu público e separá-lo em nichos com perfis semelhantes. A vantagem é a criação de estratégias de marketing mais personalizadas para cada segmento, assim, as chances de conversão e geração de leads são muito maiores uma vez que a comunicação estará melhor direcionada.
E mais, além de poupar investimento de tempo e dinheiro em campanhas ineficazes, segmentar o mercado consumidor permite uma melhor mensuração de resultados e otimização da medição da receptividade dos clientes a respeito do seu produto.
Como fazer uma segmentação de mercado?
Segmentar o mercado — a base de clientes do seu negócio — é uma estratégia que vai variar de acordo com o produto ou serviço que você oferece. Por exemplo, se a sua empresa possui franquias ou atua no varejo, os critérios geográficos são essenciais. Por isso, tenha claro exatamente o que você precisa saber.
A base de qualquer segmentação de mercado é composta por alguns elementos como:
- homogeneidade: o grupo deve ter características em comum (e quem vai definir quais serão essas características, é você. Por exemplo, quais comportamentos realmente fazem a diferença.);
- mensurabilidade: as informações que você colher devem ser mensuráveis e, preferencialmente, estar de acordo com dados estatísticos.
Entender os tipos de segmentação de mercado também é importante para definir nichos relevantes para sua empresa. São eles:
- geográfica: separação de grupos de acordo com o país, estado, cidade ou bairros;
- psicográfica: separação de acordo com o estilo de vida, valores, opiniões, atitudes e hábitos do público;
- comportamental: definição de um grupo de acordo com seu hábito de consumo;
- demográfica: além da localização, define um nicho baseando-se no perfil de consumidores com a mesma renda, sexo, idade, grau de escolaridade etc.
Como obter essas informações?
Existem algumas formas de coletar os dados do público do seu negócio. A mais conhecida é a elaboração de um formulário, que pode ser divulgado pela própria empresa ou por uma contratada.
Você também pode realizar pesquisas com clientes que já compraram seu produto ou serviço e realizar estudos por meio de ferramentas de geolocalização. Gostou das dicas? Para entender ainda melhor o assunto e saber como colocar a estratégia em prática, confira o artigo Benefícios da Segmentação Geográfica!