Pesquisa de mercado: quais as vantagens para o marketing e como usá-la no seu negócio?

Em um mercado cada vez mais orientado por dados, a Pesquisa de Mercado se perpetua como uma das maiores fontes de aprendizado para os negócios, facilitando insights internos e externos e garantindo precisão para uma tomada de decisão mais estratégica.

Neste artigo, vamos explorar melhor o território de Pesquisa de Mercado para Marketing, entendendo conceitos, tipos e vantagens, além de entender um passo a passo completo para aplicar esta camada de inteligência no seu negócio. Vamos lá?

O que é Pesquisa de Mercado?

Presente nas mais diversas esferas da sociedade — em empresas privadas, em órgãos públicos, em períodos de eleição — a Pesquisa de Mercado é uma ferramenta utilizada por seus organizadores para descobrir e conhecer melhor um determinado público ou fenômeno.

No Marketing, a Pesquisa de Mercado pode permear todas as etapas do negócio, trazendo informações relevantes que contribuem para:

  • Lançar produtos;
  • Corrigir rotas de vendas;
  • Abrir um novo ponto de venda;
  • Fidelizar clientes depois da venda etc.

Isso a torna uma etapa essencial para otimizar o processo de tomada de decisão, definir rotas e, em última instância, otimizar os resultados do negócio.

Quais as vantagens de fazer Pesquisa de Mercado?

Agora que você já sabe o que é Pesquisa de Mercado, já deve imaginar os benefícios de aplicá-la no seu negócio, não é mesmo?

Para que não reste dúvidas, separamos aqui algumas das maiores vantagens da Pesquisa de Mercado para o Marketing. Confira quais são:

  • Melhor entendimento do seu público;
  • Conhecimento da estratégia dos concorrentes;
  • Entendimento aprofundado dos fatores de risco de um negócio;
  • Descoberta de novos nichos de mercado;
  • Prevenção de churn rate;
  • Insights sobre como melhorar os processos internos de venda e pós-venda.

Quais os tipos de Pesquisa de Mercado?

Em teoria, existem 3 categorias de pesquisa de mercado. São elas:

  1. Pesquisa exploratória: visa conhecer melhor um fenômeno e aumentar a compreensão acerca dele. É muito utilizada para estudos de caso, por exemplo.
  2. Pesquisa descritiva: seu objetivo é criar um panorama a respeito de um público, muito um tipo muito utilizado nos casos de pesquisa demográfica, como no caso do censo do IBGE.
  3. Pesquisa casual: ajuda a entender como e por que um fenômeno acontece, servindo para comprovar ou refutar uma hipótese. Depende de ferramentas para validar a amostra e agrupar as hipóteses levantadas.

Sabemos que estas descrições podem ser muito vagas para quem vai usá-las no Marketing. Por isso, explicaremos de melhor de forma prática os principais tipos de pesquisa de mercado que podem ser aplicadas em seu negócio. Confira quais são.

Diagnóstico de mercado

Este tipo de pesquisa proporciona um panorama macro sobre determinado mercado, mostrando fraquezas, fortalezas e oportunidades dentro do nicho. Além disso, serve para entender os principais players do mercado, o que a torna ideal para o momento de desbravar um novo segmento antes de abrir ou expandir um negócio.

Análise da concorrência

Seu nome já é bastante explicativo: a análise da concorrência tem como objetivo entender a fundo o negócio dos concorrentes, analisando questões como modelos de negócio, precificação e promoção. A partir disso, facilita a criação de um plano de ação para aumentar o market share e blindar seu negócio das investidas da concorrência.

Hábitos de Consumo

Este tipo de pesquisa de mercado é totalmente focado em seu consumidor, a fim de entender os detalhes de seu comportamento. É por meio dessa pesquisa que entende-se a jornada do consumidor até o momento da compra, quais suas principais objeções e quais os critérios que o farão se fidelizar a uma marca.

Satisfação do cliente (NPS)

Muito usada em pós vendas, as pesquisas de satisfação do cliente — também conhecidas como Net Promoter Score (NPS) — servem para medir o grau de lealdade do consumidor com a marca.

Certamente você já recebeu uma pesquisa rápida ao final de uma compra ou de um atendimento em SAC, por exemplo, pedindo que avaliasse o seu grau de satisfação de 0 a 10.

Este tipo de pesquisa visa entender quem são os possíveis detratores e promotores da sua marca, gerando, assim, análises quantitativas e qualitativas.

Definição de território

Baseada em Geolocalização, as pesquisas de definição de território abrangem todo tipo de análise de determinado ponto geográfico. Por meio delas, é possível entender quais os maiores bairros de uma cidade, qual o fluxo de pessoas passa por determinado ponto e até enxergar maiores concentrações de estabelecimentos comerciais por meio de um mapa de calor.

É um tipo de Pesquisa de Mercado que não para de crescer por conta da precisão das tecnologias associadas ao GPS, por exemplo.

Como fazer pesquisa de mercado?

O sucesso da Pesquisa de Mercado certamente está relacionado à forma como ela é feita. Afinal, mesmo sendo um processo descomplicado, é preciso que a coleta, tabulação e análise dos dados seja feita de forma correta.

Por isso, elencamos os passos essenciais para colocar a Pesquisa de Mercado em prática no seu negócio. Confira!

Defina o objetivo da sua pesquisa

Sabemos que todos os tipos de Pesquisa de Mercado são relevantes para qualquer tipo de mercado. Porém, é preciso ter foco!

Para isso, entenda quais são seus desafios atuais e planeje a criação de uma Pesquisa de Mercado com o objetivo de ajudá-lo neste sentido.

Selecione o público-alvo e a amostra

Sua pesquisa será aplicada para os clientes? Ou para prospects? Você falará com todos os clientes ou uma amostra de 50% é suficiente para chegar a uma conclusão?

Roteirize a pesquisa

Planeje quantas e quais perguntas serão feitas para os respondentes se serão abertas ou fechadas. Além disso, não se esqueça de definir fontes de dados que complementem sua pesquisa sem precisar perguntar algo aos respondentes.

Isso porque uma pesquisa de concorrência, por exemplo, exige estratégias de coleta de informações públicas que não lhe seriam passadas caso você as solicitasse diretamente.

Encontre a melhor ferramenta para rodá-la

Alguns tipos de pesquisa precisam somente de um formulário online simples. Outros, que são feitos em campo, demandam uma equipe dedicada que coletará as respostas em campo. Além disso, existem aquelas pesquisas que envolvem alto volume de dados e, por isso, precisam contar com tecnologias como o Big Data e a Inteligência Artificial para coletar, tabular e analisar os dados.

Colete as informações

Concluídas as etapas de planejamento, é hora de colocar a pesquisa para rodar. Defina como será feita a abordagem e quais as estratégias para garantir dados suficientes. Durante o processo, acompanhe o andamento da pesquisa para saber se a coleta está fluindo como esperado.

Faça as análises finais

Por fim, é chegada a hora de tabular e analisar os dados coletados na Pesquisa de Mercado. Neste momento, é essencial garantir softwares que o ajudem a transformar os dados coletados em informações relevantes, minimizando a chance de erros de tabulação que podem deturpar o resultado da sua pesquisa.

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