A tomada de decisão é um passo extremamente importante para a empresa, pois é a partir desta ação que são definidos os objetivos, contratações e todo o desdobramento para o futuro da empresa. Por ser uma tarefa de enorme responsabilidade, o líder precisa estar preparado para tomar decisões estruturadas e planejadas, visando trazer resultados satisfatórios e aumentar a performance organizacional.
Uma tomada de decisão que apresenta falhas e ineficácia, implica graves consequências para a empresa, gerando prejuízo e dor de cabeça para o gestor do negócio e até mesmo para os colaboradores.
Então, para não passar por nenhum tipo de problema ao tomar uma decisão equivocada e obter sucesso no seu empreendimento, entenda um pouco mais sobre este processo e veja as dicas que você precisa saber para gerir uma empresa com excelência.
O que é tomada de decisão?
O processo da tomada de decisão consiste em escolher uma linha de ação que possibilita o resultado esperado para determinada questão.
É imprescindível que a tomada de decisão seja executada a partir de um processo de coleta de dados e informações, que ajudem a empresa a identificar quais alternativas, entre as possíveis, são as mais adequadas e qual oferece melhor resultado de acordo com a estratégia e os objetivos da empresa.
Sendo assim, é necessário passar por um processo de tomada de decisão e planejamento.
Processo de tomada de decisão
Planejamento e organização são as palavras e atitudes chave para uma tomada de decisão bem sucedida na empresa, e para que isso flua, é necessário que você:
- Entenda e defina o problema a ser resolvido;
- Colete e organize os dados e informações sobre o assunto em questão;
- Analise as alternativas;
- Escolha a melhor decisão a se tomar;
- Planeje e execute de acordo com os objetivos da empresa;
- Monitore os resultados.
Tipos de tomada de decisão
Para garantir o bom funcionamento de todos os processos e operações da empresa, as tomadas de decisão precisam ser programadas, ou seja, estarem de acordo com métodos e técnicas já estabelecidos. Então as separamos em:
Decisão baseada em dados
Quando organizado e dentro de um contexto, os dados se transformam em informação, e a partir daí você terá mais conhecimento para tomar uma decisão consciente. Os dados trazem progresso contínuo da empresa, inteligência competitiva, antecipação aos acontecimentos e, principalmente, você terá melhores condições de tomar decisões acertadas e ter sucesso no caminho que vai percorrer.
Utilizar a inteligência de dados na empresa é a maneira mais assertiva na hora de tomar uma decisão.
Decisão baseada em valores
Essa tomada de decisão se baseia nos valores pessoais do gestor, considerando seu guia moral em discernir o certo do errado e nos conceitos que o acompanham durante a vida, bem como suas influências e referências.
Como tomar a decisão mais importante com garantia de resultados positivos
A Economapas comporta a melhor estrutura de inteligência de dados e geomarketing para te ajudar na hora de abrir um novo ponto comercial, consolidar e expandir o seu negócio. Nossas ferramentas e colaboradores especialistas permitem a otimização do seu processo de escolha, análises de desempenho precisas e soluções eficazes para o seu negócio.
O progresso da sua empresa só depende de você. A hora de tomar grandes decisões chegou. Vai abraçar uma excelente oportunidade ou conviver com grandes riscos?